Imagem Principal
Imagem
Ciclone subtropical pode provocar chuva nos próximos dias
Previsão do INMET é de queda na temperatura na capital e nas cidades do Leste Fluminense
Ciclone subtropical pode provocar chuva nos próximos dias
Foto do autor Mauro Touguinhó Mauro Touguinhó
Por: Mauro Touguinhó Data da Publicação: 15 de fevereiro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

Um ciclone subtropical que está se formando em alto-mar, a sudeste da cidade de Arraial do Cabo, pode provocar um acumulado de chuva nos estados do Rio e São Paulo nos próximos dias.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o fenômeno se desloca para leste e, em seguida, para sul/sudoeste, desde quarta-feira (14).

A região mais atingida deve ser a Costa Verde, incluindo os municípios de Angra dos Reis e Paraty.

 

 

A informação foi confirmada pela Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (Cimaer/FAB) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A Marinha prevê ressaca até amanhã com ondas de mais de 2,5 metros de altura no litoral fluminense.

Em caso de persistência das condições atmosféricas e da intensificação do vento, o ciclone pode ser classificado como tempestade subtropical.

Ou seja, pode provocar ventos de até 83 km/h no entorno do ciclone, principalmente nos setores sul e sudeste, até a noite da próxima terça-feira (20).

Nível vermelho (grande perigo)

Na tarde desta quinta-feira (15), o INMET emitiu um aviso meteorológico especial de nível vermelho (grande perigo) para chuvas intensas em áreas do estado do Rio de Janeiro com validade até as 18h desta sexta-feira (16). 

O informe alerta para a ocorrência de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Isso pode gerar grande risco de  alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

 

 

As áreas que devem ser afetadas pelo ciclone, de acordo com a publicação, são Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, Centro Fluminense, Região Metropolitana do Rio de Janeiro e Norte Fluminense.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) pede para que a população desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia, observe alteração nas encostas e permaneça em local abrigado.

 

Foto: Reprodução (INMET)

 

Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos. Para mais informações, liguem para a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Queda de temperatura

A previsão do INMET é de queda de temperatura no Grande Rio e cidades do Leste Fluminense na próxima sexta-feira (16).

No Rio de Janeiro, a mínima será de 23ºC e a máxima de 28ºC. A cidade deve ficar com céu encoberto com chuva de manhã e nublado com chuva isolada à tarde e à noite.

Em Niterói, a temperatura vai ficar entre 21ºC e 27ºC, quadro parecido em em São Gonçalo , onde a máxima vai ser de 26ºC.

Em Rio Bonito, a mínima será de 20ºC e a máxima de 27ºC.

A temperatura deve fixar entre 20ºC e 26ºC nas cidades de Maricá e Itaboraí.

Em todas as cidades do Leste Fluminense a previsão é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Relacionadas