Imagem Principal
Imagem
Enquanto Niterói entra em Alerta, Rio segue em estágio 2
Chuva moderada e constante causou vários bolsões d'água e quedas de árvores; um homem ficou ferido em Icaraí, onde falta luz desde cedo
Enquanto Niterói entra em Alerta, Rio segue em estágio 2
Foto do autor Mauro Touguinhó Mauro Touguinhó
Por: Mauro Touguinhó Data da Publicação: 23 de janeiro de 2024FacebookTwitterInstagram
Reprodução

O Sistema Alerta Rio informou, no início da tarde desta terça-feira (23), que núcleos de chuva fraca atuam de forma estacionária sobre a cidade, que segue em estágio 2.  Jardim Botânico, Rocinha, Alto da Boa Vista e Barra da Tijuca são os bairros onde chove mais forte. Para a próxima hora, segue a previsão de chuva fraca a moderada, podendo ter pontualmente mais força. A probabilidade de escorregamento na Bacia Baía de Guanabara era média às 16h20. 

 

 

De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), a maior sensação térmica no município foi de 27,5°C, às 9h45, em São Cristóvão. A temperatura máxima foi de 26,6°C, às 9h45, no mesmo bairro, enquanto a mínima foi de 18,1°C, às 14h45, no Alto da Boa Vista

Na Zona Sul do Rio, um bolsão d'água atingiu a Avenida Niemeyer, na altura do Sheraton Hotel, além da Av. General San Martin, na altura da Rua João Lira, ambo no Leblon. Há uma inundação também na Av. Epitácio Pessoa, na altura da Rua Vinícius de Morais, na Lagoa Rodrigo de Freitas, e na Avenida Infante Dom Henrique, na altura da Rua Ferraira Viana, no Flamengo. Equipes da Comlurb estão nos locais. 

 

Foto: Divulgação (Prefeitura do Rio)

Na Zona Norte,  há um alagamento na Avenida Ernani Cardoso, na altura da Rua Padre Telêmaco, em Cascadura. Já na Tijuca, o guarda-corpo do Rio Maracanã caiu na altura da José Higino e há equipe ocupando uma faixa da pista sentido Maracanã. A necessidade de atenção é redobrada. Duas árvores caíram no bairro, uma na Doutor Satamini e outra na Estrada das Canoas. Equipes da Prefeitura do Rio já estão nos locais.

 

Foto: Divulgação (Prefeitura do Rio)

Na Zona Oeste, há um bolsão d'água na Avenida Cesário de Melo, na altura da Rua Morango. O Centro de Operações Rio (COR) pede que os motoristas fiquem atentos. Uma equipe da Prefeitura do Rio está no local. Além disso, uma árvore caiu sobre fiação na Av. Santa Cruz, sentido Bangu, na altura da Auto Viação Jabour. A Light e a Comlurb foram acionadas e o trânsito segue congestionado na via.  

Trânsito

O trânsito segue lento para os motoristas que saem da Lagoa em direção ao Túnel Zuzu Angel, sentido Centro. Já no sentido Lagoa, o tráfego é intenso, mas sem retenções. Na Avenida Brasil sentido Zona Oeste, o trânsito está com retenções na altura do Caju. Há reflexos no acesso pelo Viaduto do Gasômetro. A pista está escorregadia, o que aumenta o risco de acidentes. Na Avenida Ayrton Senna, o fluxo no sentido Linha Amarela está com retenções entre a Cidade das Artes e o Via Parque. Há movimentação intensa na Avenida das Américas também.

Quem sai da Ilha do Governador pela Estrada do Galeão em direção à Linha Vermelha encontra trecho de congestionamento, na altura da Base Aérea do Galeão. Até o momento, não há registro de acidente na via. A saída do Centro da cidade também está com pontos de retenções, na Avenida Presidente Vargas, na pista sentido Praça da Bandeira.

Na Taquara, há lentidão na Rua Marechal José Beviláqua, e retenções na Rua André Rocha e Estrada Marechal Miguel Salazar.

A previsão do Sistema Alerta Rio para a noite desta terça-feira (23) é de céu nublado a encoberto, com chuva fraca a moderada a qualquer momento, podendo ser forte em alguns pontos. Os ventos estarão moderados, ocasionalmente fortes.

Niterói

Em Niterói entrou em estágio de Alerta às 21h. Com isso, os possíveis impactos na cidade são alagamentos, transbordo de rios, deslizamentos e quedas de árvores. O órgão permanece no monitoramento e enviando informes conforme necessidade e atualizações. Em caso de emergência, ligue 199 ou 2620-0199.

Há relatos de queda de Luz em Icaraí e Santa Rosa. A Enel Brasil não deu previsão de retorno da energia aos moradores. Mais cedo, o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói emitiu um aviso meteorológico para a cidade sobre a predominância de chuva moderada ocasionalmente de forte intensidade, acompanhadas de rajadas de ventos moderados/fortes. Uma árvore caiu na Rua Francisco Dutra, em Icaraí, e atingiu um homem que passava na hora. Não há informação do estado de saúde dele.

 

 

 

O secretário de Defesa Civil Walace Medeiros alertou para um acumulado elevados de chuva até o fim da próxima quarta-feira (24). E que os possíveis impactos na cidade são: alagamentos, transbordo de rios, deslizamentos e quedas de árvores. 

A Defesa Civil recomenda que a população se mantenha informada pelos canais de comunicação da Defesa Civil de Niterói, prefeitura, SMS e aplicativo Alerta DCNit.

 

 

O órgão ainda alerta para que moradores de áreas de risco fique atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e estejam preparados para se deslocarem para locais seguros. Além disso, evitem transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamento. 

Em casos de descargas atmosféricas, mantenha distância das árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas. Em caso de emergência, ligue 199 ou 2620-0199.

Baixada Fluminense

Já a Prefeitura de Nova Iguaçu entrou em estágio de atenção, na tarde desta terça-feira (23) devido ao tempo instável, com chuva a qualquer momento do dia. Para os períodos da tarde e noite, há previsão é de intensificação, com pancadas isoladas e moderadas, ocasionalmente forte, assim como para esta quarta-feira (24). Os ventos estarão fracos a moderados. Em caso de emergência, a população deve ligar para 199 ou 2667-5751 ou 98160-9740.

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias informou que, por conta da previsão de chuva de fraca a moderada nas próximas horas, e devido aos acumulados pluviométricos registrados, o município se mantém em estágio de observação nesta terça-feira (23). O órgão acrescentou que o tempo vai permanecer instável e que em alguns momentos pode chover forte. Não foram registradas ocorrências até o momento.

A Defesa Civil pede aos moradores de áreas consideradas de risco que, ao notarem qualquer anormalidade, procurem um local seguro ou os pontos de apoio, localizados em igrejas, associações de moradores e escolas de cada distrito, e que liguem imediatamente para os telefones 199 e 08000230199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. O órgão pede, também, que os moradores fiquem em alerta ao acionamento das sirenes.

 

 

Relacionadas