Assinante
Entrar
Cadastre-se
O governo do estado acolheu pedido da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no sentido de implementar câmeras de segurança com reconhecimento facial integrado, em Cabo Frio, durante o Carnaval.
Com elas, será possível identificar se a pessoa teve ou não passagem pela polícia ou se está com mandado de prisão em aberto.
Vale lembrar que, quando instaladas, qualquer cidadão pode ter suas imagens enviadas diretamente para um centro de controle policial. Lá, um programa de computador acessa o banco de dados com rostos de suspeitos de crimes e compara com as imagens das câmeras. Trata-se de uma realidade, há um tempo, em diferentes partes do país, onde sistemas de reconhecimento facial vêm sendo cada vez mais usados na segurança pública.
Autoridades de segurança defendem a medida como eficaz, no combate à criminalidade; mas especialistas em direitos humanos ponderam para os riscos de a medida aumentar, ainda mais, os casos de racismo e de privação da liberdade do conjunto da população.
✅ Clique aqui e receba mais notícias da sua cidade no Whatsapp.