Assinante
O sonho chegu a fim para o Botafogo. O Alvinegro carioca perdeu para o Palmeiras por 1 a 0 neste sábado (28), no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, e garantiu vaga nas quartas de final do Mundial de Clubes. O gol da vitória do Vredão foi marcado por Paulinho, durante a prorrogação, após um jogo truncado e com poucas oportunidades claras de gol.
Com a classificação, o Palmeiras embolsa mais R$ 72 milhões e chega a R$ 218,2 milhões em premiações acumuladas desde o início da competição. O adversário na próxima fase sairá do confronto entre Benfica e Chelsea, iniciado às 17h (de Brasília) deste sábado, em Charlotte. A partida das quartas será na próxima sexta-feira, às 22h, novamente na Filadélfia.
Já o Botafogo se despede da competição e volta ao Brasil para retomar o foco no Campeonato Brasileiro. O time carioca enfrenta o Vitória no dia 15 de julho, às 21h30, no Nilton Santos, pela 14ª rodada.
O jogo
O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio e pela falta de chances claras. O Palmeiras começou melhor e quase abriu o placar aos nove minutos, quando Estêvão avançou pela esquerda e tocou para Piquerez, que cruzou rasteiro. Vitor Roque dividiu com Barboza, e o zagueiro do Botafogo desviou levemente, mandando a bola para fora, perto da trave.
O Botafogo respondeu apenas aos 42 minutos. Marlon Freitas conduziu pelo meio, superou a marcação e finalizou cruzado, mas mandou longe do gol. Já nos acréscimos, Richard Ríos arriscou de fora da área e obrigou o goleiro John a fazer grande defesa com a ponta dos dedos.
No segundo tempo, o Palmeiras voltou mais agressivo. Logo aos dois minutos, Estêvão finalizou após erro na saída de bola botafoguense, e John defendeu. Aos quatro, o mesmo Estêvão chegou a balançar as redes, mas estava impedido. Vitor Roque tentou uma bicicleta aos 13, mas parou na marcação. No minuto seguinte, Maurício arriscou de fora da área, mas John defendeu com tranquilidade.
O goleiro do Botafogo voltou a aparecer aos 27 minutos, quando espalmou uma cabeçada de Maurício após cruzamento de Piquerez. Com o empate sem gols persistindo até o fim do tempo regulamentar, a decisão foi para a prorrogação.
Prorrogação
Aos nove minutos do primeiro tempo extra, o Palmeiras enfim tirou o zero do placar. Paulinho recebeu pela direita, driblou o marcador dentro da área e finalizou de esquerda, no canto, sem chances para John.
O Botafogo quase empatou no segundo tempo da prorrogação. Vitinho apareceu livre na segunda trave após cruzamento e finalizou, mas acertou a rede pelo lado de fora. Mesmo com um jogador a menos, após a expulsão de Gustavo Gómez, o Palmeiras segurou a vantagem até o apito final e garantiu a classificação.