Imagem Principal
Imagem
Bombeiros seguem em alerta com apoio de 2.400 militares
Defesa Civil Estadual conta com auxilio de caminhão-tanque com capacidade para 30 mil litros de água
Bombeiros seguem em alerta com apoio de 2.400 militares
Foto do autor Mauro Touguinhó Mauro Touguinhó
Por: Mauro Touguinhó Data da Publicação: 23 de janeiro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Divulgação (Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro)

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) informou, na tarde desta terça-feira (23), que segue monitorando as precipitações em todo o Estado e atuando para prevenir e minimizar quaisquer danos. 

O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CMBERJ) está em alerta, mobilizado para o atendimento às emergências e o socorro a possíveis vítimas.

A corporação conta com 2.400 militares na operação para resposta às chuvas. 

Eles foram acionados para cerca de 140 ocorrências relacionadas às chuvas desde a madrugada de domingo (21), em todo o Estado, a maioria referente a cortes de árvores, salvamentos de pessoas, inundações ou alagamentos. 

Nas últimas 24 horas, foram cerca de 40 chamados.

Até o momento, não há relatos de novas vítimas. 

Desde o dia 13 de janeiro, doze mortes foram confirmadas no Estado. Os bombeiros seguem as buscas por duas pessoas desaparecidas após as precipitações dos dias 13 e 14 de janeiro. 

As ações acontecem por terra, água e ar, com o apoio de drones e um sonar. 

Céu de parcialmente nublado a encoberto

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ) está acompanhando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos em todo o território fluminense, enviando alertas para os Municípios quando necessário.

 

Foto: Reprodução Cemaden

 

Para as próximas horas, o céu estará parcialmente nublado a encoberto com previsão de pancadas isoladas de chuva fraca a moderada a qualquer momento. Os ventos estarão fracos a moderados.

Os riscos de inundações e alagamentos no estado são de moderados a baixos, enquanto mão há riscos alto ou muito alto de deslizamento.

Caminhão-tanque de 30 mil litros

O trabalho da Defesa Civil Estadual de auxílio aos municípios atingidos pelas chuvas ganhou um reforço de peso. 

A Secretaria adquiriu um caminhão-tanque com capacidade para 30 mil litros de água, uma bomba independente com vazão de 2 mil litros por minuto, tração 6x4 e motor com 440 cavalos de potência, apto para áreas inundadas, enlameadas e de difícil acesso. 

O conjunto, composto por um Auto Cavalo Mecânico (ACM) e um Tanque Rebocável (TR), faz parte de um investimento total de cerca de R$ 700 milhões que vem sendo feito pelo Governo do Estado para modernizar a frota da corporação. 

A viatura pode ser usada para suprimento de água e desobstrução de vias, além de apoio em incêndios de grandes proporções.

Relacionadas