Assinante
Apesar das altas campanhas e dias D para a vacinação da influenza, a adesão em todo o estado do Rio é muito baixa. Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) com base no sistema SEIDIGI DEMAS, do Ministério da Saúde, afirmam que em todo o estado do Rio de Janeiro apenas 26,31% do público-alvo estão imunizados contra a influenza.
Desde o início da vacinação, em 2 de abril, foram aplicadas 2,264 milhões de doses da vacina contra a gripe no estado, sendo 1,111 milhão destinado ao público prioritário. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 90% da população.
Em cidades como Niterói, Rio de Janeiro e São Gonçalo a vacina está liberada para todos os públicos mas a adesão é baixa.
Em Niterói apenas 36,08% da população se vacinou. Apesar do número pequeno, ainda é maior que as cidades vizinhas do leste fluminense e a própria capital. No Rio, apenas 27,11% do público está vacinado. Em São Gonçalo apenas 26,77% do público-alvo estão vacinados contra a doença; Rio Bonito está com 17,80% do público-alvo imunizado e em Itaboraí apenas 26,64%.
A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.
Dados do último Boletim InfoGripe da Fiocruz destacam que 18 estados apresentam aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Até o último dia 18 de junho, o estado do Rio já havia registrado 9.482 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave e 693 óbitos, reforçando a necessidade urgente de ampliar a cobertura vacinal.
Locais da vacinação de Influenza em Niterói:
Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
Policlínica Regional de Itaipu – Est. Engenho do Mato s/nº – Itaipu.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.
Policlínica Regional do Fonseca Dr Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca.
Policlínica Regional do Largo da Batalha – Rua Ver. Armando Ferreira, 30 – Largo da Batalha.
Policlínica Regional da Engenhoca – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.
Policlínica Regional do Barreto Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.
Unidades Básicas da Engenhoca, Morro do Estado, Centro e Santa Bárbara.
Unidades do Programa Médico de Família da Colônia, Grota I, Grota II, Ilha da Conceição, Ititioca, Leopoldina, Nova Brasília, Ponta d’Areia, Teixeira de Freitas, Vila Ipiranga, Jurujuba, Várzea das Moças, Alarico de Souza, Atalaia, Badu, Bernardino, Cafubá I, Cafubá II, Cafubá III, Cantagalo, Caramujo, Coronel Leoncio, Engenho do Mato, Cavalão, Jacaré, Jonathas Botelho, Maceió, Maravista, Marítimos, Martins Torres, Maruí, Morro da Boa Vista, Morro do Céu, Palácio, Preventório II, Sapê, Souza Soares, Viçoso Jardim, Viradouro, Vital Brazil, Baldeador e Holofote.