Imagem Principal
Imagem
Abastecimento de água em Niterói segue suspenso
Paralisação do Sistema Imunana-Laranjal nesta quarta (3) impactou o fornecimento na região
Abastecimento de água em Niterói segue suspenso
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 04 de abril de 2024FacebookTwitterInstagram
Fonte: Divulgação
Imagem destacada

A Prefeitura de Niterói informou que o abastecimento de água da cidade continua suspenso, devido à paralisação do Sistema Imunana-Laranjal, operado pela Cedae, e não tem previsão de retorno.

Por isso, a Prefeitura pede à população que economize água até que o abastecimento seja normalizado.

O Sistema Imunana-Laranjal foi paralisado, na manhã de quarta-feira (3), por causa da alteração da qualidade da água bruta (ainda não tratada) no manancial de captação. A Cedae acionou o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e uma equipe de emergência foi ao local para tentar identificar a origem do poluente encontrado, um produto químico conhecido como tolueno.

De acordo com Cedae e Inea, não há risco de a substância chegar às residências, porque a captação só será retomada quando a água estiver totalmente adequada para consumo humano.

A Prefeitura de Niterói reforça que segue monitorando a situação com a concessionária Águas de Niterói, que abastece a cidade, e a Cedae, operadora do sistema, para que o abastecimento seja normalizado o mais rápido possível.

Além de Niterói, o sistema Imunana-Laranjal abastece São Gonçalo, Itaboraí, parte de Maricá (Inoã e Itaipuaçu) e a Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. Ao todo, a Cedae estima que cerca de dois milhões de pessoas sejam abastecidas pelo sistema.

Relacionadas