Imagem Principal
Imagem
Foragido é baleado pela PM na Comunidade do Sabão
Suspeito estava em posse de uma pistola, duas granadas, um rádio transmissor e entorpecentes
Foragido é baleado pela PM na Comunidade do Sabão
Foto do autor Pedro Menezes Pedro Menezes
Por: Pedro Menezes Data da Publicação: 09 de maio de 2025FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

A Polícia Militar vem cercando cada vez mais os criminosos de Niterói. Uma operação realizada na madrugada desta sexta-feira (9), na Comunidade do Sabão, no Centro de Niterói, resultou na prisão de dois suspeitos, entre eles um foragido da Justiça com extenso histórico criminal. A ação faz parte da operação “Cerco Boa Vista / Sabão”, conduzida pelo Grupamento de Ações Táticas (GAT) do 12º BPM.

Os presos foram identificados como Mateus Marcos Batista Lopes, vulgo “Kaolho”, de 26 anos, oriundo de Belo Horizonte, e Genésio Costa Silva Neto, de 20 anos, natural da cidade Água Branca, no Piauí. Ambos são considerados de alta periculosidade e estão ligados à facção criminosa Comando Vermelho (CV).

Eles foram encontrados após monitoramento, análise de dados e informações passadas pelo Disque Denúncia. Durante a operação, que ocorreu por volta das 2h36, na Rua Um da comunidade, os policiais se depararam com homens armados e houve intenso confronto.

 

Preso sendo conduzido para a delegacia de Icaraí - Foto: Reprodução

 

Após cessarem os disparos, Mateus Marcos foi encontrado baleado em posse de uma pistola 9mm, duas granadas, um rádio transmissor e grande quantidade de entorpecentes. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL).

Genésio Neto foi preso portando uma pistola calibre .40 e já possuía anotação anterior por tráfico de drogas. Com os acusados foram apreendidos: uma Pistola Taurus Ts9 Calibre 9mm, uma Pistola Taurus TH Calibre .40 e duas granadas.

 

Genésio e Kaolho foram encaminhados para o sistema prisional fluminense - Foto: Polícia Civil

 

Além disso, foram encontrados com eles três carregadores de pistola calibre .40 com 10 munições cada; um carregador de pistola calibre 9mm com 14 munições; um carregador de fuzil calibre 5.56 com 23 munições; 260 pinos de cocaína (289g); 98 pedras de crack (106g); um radiotransmissor e R$ 80,00 em espécie.

A ocorrência foi registrada na 76ª Delegacia de Polícia (Centro), onde os suspeitos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

No caso de Mateus Marcos, também foi cumprido um mandado de prisão expedido pela Vara de Execuções Penais devido a uma condenação transitada em julgado a uma pena de 12 anos. Ele estava em prisão albergue domiciliar desde março de 2024.

Genésio foi autuado por ser um evadido do sistema penitenciário desde março de 2025. Ambos permanecerão presos e serão encaminhados a uma unidade prisional fluminense.

 

Jeep Renegade apreendido

Um pouco antes, por volta de 12h30, agentes da equipe de motopatrulha realizaram outra “Cerco Boa Vista / Sabão”, na primeira comunidade, em São Lourenço, Zona Norte de Niterói.

Eles estavam em patrulhamento quando receberam uma informação sobre homens armados saindo da comunidade em uma moto em direção à Rua Indígena.

Ao chegarem no local, os policiais encontraram um Jeep Renegade Sport Cinza sem uma das placas e com a placa traseira presa com arame. Após verificar a documentação, eles constataram que a placa era falsa.

 

Jeep Renegade apreendido foi apreendido durante ação da PM - Foto: PMERJ

 

Ao consultar o chassi, descobriram que o veículo havia sido roubado na área da 72ª DP (Mutua), em fevereiro de 2025. Ele foi removido para o Pátio Legal após contato com a autoridade competente.

A ocorrência foi registrada na 76ª Delegacia de Polícia (Centro), onde os suspeitos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e, no caso de Lopes, também pelo cumprimento do mandado de prisão pendente.

Relacionadas