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O faturamento do Varejo em julho caiu 1,3%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2023, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).
Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista e levam em conta a inflação, houve alta de 2,8%.
Os três macrossetores - Bens Duráveis e Semiduráveis, Bens Não Duráveis e Serviços – recuaram.
No caso de Bens Não Duráveis (-1,8%), a maior variação negativa ocorreu no segmento de Livrarias e Papelarias.
O macrossetor de Serviços caiu 0,9%, influenciado pelo segmento de Estética e Cabeleireiros. Vestuário e Artigos Esportivos foi o segmento que apresentou a queda mais acentuada em Bens Duráveis e Semiduráveis (-0,8%).
O resultado do Varejo em julho deste ano só não foi mais negativo por causa dos efeitos de calendário.
Em 2024 houve uma terça-feira e uma quarta-feira (dias em que o comércio é mais movimentado) a mais que julho do ano passado.
Em termos nominais, ou seja, que refletem a receita observada pelo varejista, o e-commerce cresceu 8,1% em julho no país.
Já as vendas presenciais cresceram 1,6% em relação ao mesmo mês de 2023.
Diferente da média nacional, o Varejo no Rio Grande do Sul registrou crescimento em julho: 2,9%.
De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a julho de 2023 foram: Sul (0,0%), Sudeste (-2,2%), Nordeste (-2,7%), Norte (-2,9%) e Centro-Oeste (-4,5%).
Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os resultados foram: Sul (+3,3%), Sudeste (+3,2%), Norte (+0,9%), Nordeste (+0,7%) e Centro Oeste (0,0%).
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por cerca de 780 mil varejistas credenciados à companhia.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.