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Vendas do Varejo de julho caíram em relação ao ano passado
Índice Cielo do Varejo Ampliado mostrou que houve aumento se levado em conta a inflação
Vendas do Varejo de julho caíram em relação ao ano passado
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Por: Redação Data da Publicação: 09 de agosto de 2024FacebookTwitterInstagram
Fonte: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

O faturamento do Varejo em julho caiu 1,3%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2023, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). 

Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista e levam em conta a inflação, houve alta de 2,8%.

Os três macrossetores - Bens Duráveis e Semiduráveis, Bens Não Duráveis e Serviços – recuaram. 

No caso de Bens Não Duráveis (-1,8%), a maior variação negativa ocorreu no segmento de Livrarias e Papelarias. 

O macrossetor de Serviços caiu 0,9%, influenciado pelo segmento de Estética e Cabeleireiros. Vestuário e Artigos Esportivos foi o segmento que apresentou a queda mais acentuada em Bens Duráveis e Semiduráveis (-0,8%).

O resultado do Varejo em julho deste ano só não foi mais negativo por causa dos efeitos de calendário. 

Em 2024 houve uma terça-feira e uma quarta-feira (dias em que o comércio é mais movimentado) a mais que julho do ano passado.

Em termos nominais, ou seja, que refletem a receita observada pelo varejista, o e-commerce cresceu 8,1% em julho no país. 

Já as vendas presenciais cresceram 1,6% em relação ao mesmo mês de 2023.

Diferente da média nacional, o Varejo no Rio Grande do Sul registrou crescimento em julho: 2,9%. 

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a julho de 2023 foram: Sul (0,0%), Sudeste (-2,2%), Nordeste (-2,7%), Norte (-2,9%) e Centro-Oeste (-4,5%).

Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os resultados foram: Sul (+3,3%), Sudeste (+3,2%), Norte (+0,9%), Nordeste (+0,7%) e Centro Oeste (0,0%).

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. 

Eles respondem por cerca de 780 mil varejistas credenciados à companhia. 

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

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