Imagem Principal
Imagem
Veja como estão as brigas nas duas pontas da tabela
Última rodada do Campeonato Brasileiro promete muita emoção e definição das últimas vagas
Veja como estão as brigas nas duas pontas da tabela
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 06 de dezembro de 2023FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

O título do Campeonato Brasileiro está praticamente decidido. A não ser que uma catástrofe aconteça, o Palmeiras levantará a taça pelo segundo ano consecutivo na quarta-feira (6). Porém, o vice-campeonato e as vagas diretas para a fase de grupos ainda estão em aberto.

Quatro times estão na briga, o segundo colocado, Atlético-MG, com 66 pontos, o terceiro, Flamengo, também com 66, o quarto, Grêmio, com 65 e o outrora líder, agora apenas na quinta posição, Botafogo, com 64 pontos.

O Galo visita o Bahia na última rodada e uma vitória simples deve garantir o vice-campeonato para os mineiros, a não ser que o Flamengo consiga tirar 8 gols de saldo na quarta-feira (6). Em caso de empate, o Atlético torce por qualquer tropeço dos três rivais na briga. Já se perder, os comandados de Felipão torcem pelas derrotas rubro-negras e tricolores e que o Botafogo não vença.

O Flamengo, assim como o Galo, tem chances matemáticas de ser campeão, mas não passam muito disso. Porém, o Mais Querido está vivo na briga pelo segundo lugar e depende só de si para garantir a vaga direta à Libertadores. Em caso de vitória fora de casa contra o São Paulo, o time de Tite garante classificação para a fase de grupos da competição ambiental e torce por um tropeço do Atlético-MG para chegar. Se tropeçar, a equipe pode perder a posição no G4 para Grêmio e Botafogo.

Grêmio e Botafogo dependem de tropeços de Flamengo e Galo para chegar até a segunda posição. O tricolor gaúcho depende de si para garantir vaga no G4, enquanto o Glorioso espera uma combinação de resultados para ir direto para a fase de grupos da Libertadores.

O Bragantino, que é o sexto colocado, não tem chance de entrar no G4 e nem sair do G6.

Segundona

Enquanto três times já estão de malas prontas para a segundona 2024, uma vaga resta na degola. Bahia, Vasco e Santos são os postulantes para a “classificação para a série B” do ano que vem.

Santos e Vasco estão fora da zona, portanto dependem só de si para se salvarem. O Peixe é o 15º colocado, com 43 pontos, e o Gigante da Colina é o 16º, com 42. 

O Vasco recebe o Bragantino na última rodada e uma vitória garante o time na série A do ano que vem. Em caso de empate, o cruzmaltino torce pela derrota do Santos ou pelo tropeço do Bahia. Já se perder, o Gigante da Colina só fica na primeirona se o tricolor baiano também for derrotado.

O Santos recebe o Fortaleza com o mesmo pensamento do Vasco. Vitória significa permanência. Empate ou derrota abre brecha.

O Bahia é o único que não depende só de suas próprias forças. Atualmente em 17º, com 41 pontos, a equipe tem que vencer sua partida contra o Atlético-MG e torcer por um tropeço de Santos ou Vasco. Se empatar com o Galo, o esquadrão de aço só tem chance de ficar se o cruzmaltino perder. Se for derrotado, o tricolor baiano jogará a série B ano que vem.

Relacionadas