Assinante
Entrar
Cadastre-se
O imunizante Qdenga entrou para o Sistema Único de Saúde em dezembro de 2023 e o estado de Mato Grosso do Sul foi o primeiro a oferecer as doses, por ser considerado área prioritária.
De acordo com o Ministério da Saúde, as doses estarão disponíveis em outros estados a partir de fevereiro, atendendo a públicos e regiões específicas. No Senado, o tema da imunização esteve presente nos debates de 2023.
A aplicação do imunizante é por via subcutânea em esquema de duas doses com intervalo de três meses entre as aplicações. A vacina contra dengue possui quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença, garantindo, assim, uma ampla proteção contra a dengue.
Em audiência conjunta das Comissões de Assuntos Sociais e de Direitos Humanos, no ano passado, a ministra da saúde, Nísia Trindade, pediu que os parlamentares trabalhem em conjunto com o Executivo para impulsionar o Programa Nacional de Imunizações e combater a desinformação quantos aos riscos das vacinas.
"Peço a todos que se engajem conosco no movimento nacional pela vacinação, então, creio que seja também um ato necessário. É que todos nos unamos nesse movimento pela vacinação que o Brasil possa recuperar as suas coberturas vacinais. Para isso, estamos fazendo um trabalho in loco junto a cada estado, a cada município".
O Ministério da Saúde registrou mais de um milhão casos de dengue até novembro de 2023, número 15,8% superior ao do mesmo período de 2022.
Para 2024, a previsão é de 5 milhões de casos.