Imagem Principal
Imagem
“Uma janela para o oceano”: exposição fotográfica inédita no AquaRio
Com imagens subaquáticas cativantes do fotógrafo e documentarista Rodrigo Thomé, a mostra será aberta ao público neste sábado (13). As fotografias são capazes de conectar o público a um mundo maravilhoso que deve ser desvendado.
“Uma janela para o oceano”: exposição fotográfica inédita no AquaRio
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 12 de janeiro de 2024FacebookTwitterInstagram
Divulgação: AquaRio

A exposição “Uma janela para o oceano” apresenta imagens, obtidas em expedições oceânicas realizadas pelo mundo, que vão cobrir mais de 143 m2 no AquaRio, estabelecendo um recorde mundial de exposições marinhas como a maior exibição de imagens subaquáticas de um único artista.

Conheça o AquaRio: 

                                   

A escolha do local para expor as fotos, o Aquário Marinho do Rio, está alinhada com a missão de Thomé e da UNESCO de conscientizar o público sobre a importância da conservação da vida marinha, bem como promover ações para proteger o maior ecossistema do nosso planeta. Rodrigo Thomé, juntamente com o documentarista Rodrigo Cebrian, dirige o projeto EUceano, que tem uma parte significativa refletida nesta exposição.

“Eu acredito que a minha missão é abrir janelas que aproximem a humanidade do mar e suas criaturas”, comenta Rodrigo Thomé, autor da exposição. 

A colaboração entre o EUceano, o Instituto do Museu Aquário Marinho do Rio de Janeiro (IMAM), a UNESCO, a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) (The Ocean Decade), e o AquaRio tem como objetivo reduzir a distância entre a humanidade e o mar. 

“A exposição ‘Uma janela para o oceano’ é de extrema importância para conectar as pessoas com o mar em toda a sua imensidão e propiciar mais conhecimento, para que se entenda a relevância e a urgência da preservação dos oceanos. 

“A UNESCO não tem poupado esforços para a implementação da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, mas devemos lembrar que precisamos agir juntos e que os oceanos são importantes para as nossas vidas e para todo o planeta”, afirma Marlova Jovchelovitch Noleto, Diretora e Representante da UNESCO no Brasil.
Uma chamada para a ação

Rodrigo Thomé compara sua missão a abrir janelas que aproximem a humanidade do mar e de seus habitantes. Ele acredita que criar conhecimento, empatia e amor pelo oceano é essencial, especialmente à luz dos esforços da UNESCO para a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável.

A exposição não serve apenas como um encantamento visual, mas também contribui para aumentar a conscientização e convocar os visitantes à ação. Rodrigo Thomé enfatiza a necessidade de superar as narrativas históricas que mantiveram a humanidade distante dos mares. Dessa forma, ele se esforça para usar imagens, vídeos e ações práticas para criar empatia e amor pelo oceano.

Para Rafael Franco, biólogo marinho e gerente técnico do AquaRio, a parceria representa objetivos em comum de conservação do oceano e educação ambiental. “A conservação e o estudo sobre os oceanos e as criaturas do mar são nossa prioridade. O AquaRio também foi fundado com o propósito de aproximar os seres humanos e a natureza, promovendo a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável”.

A exposição convida o público a embarcar em uma jornada de conhecimento, conexão e empatia, desafiando noções preconcebidas sobre o oceano. A ação colaborativa de Rodrigo Thomé, o EUceano e o AquaRio visa modificar a percepção sobre o mar e inspirar uma apreciação mais profunda sobre a sua importância.

Rodrigo Thomé e Rodrigo Cebrian estão atualmente envolvidos no projeto "EUceano", uma iniciativa de dez anos alinhada com a Década dos Oceanos das Nações Unidas. Com transmissão nos canais Off e Modo Viagem, o projeto, em parceria com a UNESCO e a Década dos Oceanos, busca ampliar a compreensão, o respeito e a proteção do mar e de suas criaturas. 

Além disso, uma colaboração entre EUceano e Ocean Mondays da UNESCO em canais globais de mídia social oferece vídeos semanais com fatos, curiosidades e inspirações relacionadas ao oceano.

O AquaRio fica na Praça Muhammad Ali, Gambôa, Rio. Telefone (21) 39006670 

Relacionadas