Imagem Principal
Um salto na fé
Um salto na fé
Foto do autor Dom José Francisco Rezende Dom José Francisco Rezende
Por: Dom José Francisco Rezende Data da Publicação: 02 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram

 O mês de outubro é o mês missionário. Claro que o ano inteiro é missionário. Mas o mês de outubro traz esse apelo mais profundo aos cristãos e católicos sobre o mandamento de Jesus: Vão! Anunciem! (Mt 28,19). E a novidade mais alvissareira a ser anunciada é: Deus ama você. Seja quem você for, esteja onde estiver, Deus ama você. Esse é o núcleo do anúncio do Evangelho.

O Papa Francisco Santo na sua videomensagem para este mês nos recorda que todos os cristãos somos responsáveis pela missão da Igreja. Todos. Não importa se alguém é “condutor de ônibus” ou “camponesa” ou “pescador”, destaca o Papa, a missão é a mesma: dar testemunho com nossas vidas e sermos corresponsáveis na missão da Igreja. Os leigos, os batizados, são Igreja em sua própria casa, e devem cuidar dela. O mesmo que nós, os sacerdotes, os consagrados. Cada um oferecendo o melhor que sabe fazer. Somos corresponsáveis na missão, e vivemos na comunhão da Igreja.

Não por nada, o mês de outubro é também o mês dos grandes santos populares, mas também os mais exigentes. Teresa de Lisieux, Francisco de Assis, Teresa de Ávila, Edwiges, Inácio de Antioquia, Lucas, o evangelista, Frei Galvão, Simão e Judas Tadeu. E, acima de tudo, Maria, a mãe de Jesus, Aparecida das águas, Aparecida no Brasil. Todos eles foram missionários, todos saíram de seu conforto. E não seria correto dizer que Deus pediu a pobreza extrema de Francisco nem o martírio de Judas Tadeu. Deus os queria para si. Eles não fizeram questão de si mesmos. Deus abriu os braços. Eles deram o salto. Simples assim!

Você bem que poderia começar o mês de outubro pensando no seu próprio salto da fé. Não é um salto no escuro, como se costuma dizer. Longe disso! Deus não é escuridão. É um salto na luz. Deus é luz. Então, pense: será que o mesmo Deus, que abriu os braços a tantos homens e mulheres, que se aventuraram felizes no salto da fé, também não estaria nesse momento abrindo seus braços a você? Que você salte... sem nenhum medo!

Dom José Francisco Rezende é arcebispo da Arquidiocese de Niterói.

Foi ordenado sacerdote no dia 10 de novembro de 1979. Especializou-se em teologia espiritual pelo Pontifício Instituto Teresianum, de Roma (1987-1989). Em 2011, o Papa Bento XVI o nomeou arcebispo da Arquidiocese de Niterói. Dom José recebeu o pálio das mãos do próprio Papa.

Relacionadas