Assinante
A Universidade Federal Fluminense (UFF) vai inaugurar, na próxima sexta-feira (10), o Consultório Virtual de Saúde, no módulo Meteoro, na Estação Brasileira da Antártica. O movimento faz parte do Projeto Telessaúde, com o objetivo de fornecer atendimentos conduzidos no Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP), através do Centro Holográfico.
Com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a iniciativa visa auxiliar em procedimentos que têm dificuldade presencial de equipe. A imagem e o som serão capitados no Consultório Virtual de Saúde e transmitidos no HUAP. Coordenador técnico do Telessaúde, Beni Olej explica:
“Em uma estação de pesquisa longínqua como a da Antártica, o médico que está no local muitas vezes precisa do suporte de especialistas diversos, algo que não é possível presencialmente. Então, através da telemedicina, esse médico poderá contar com o apoio de profissionais do HUAP, podendo até fazer consultas conjuntas utilizando a tecnologia holográfica. Esse é um grande avanço desenvolvido por pesquisadores da UFF!”.
Olej também comentou como será a estrutura e o funcionamento do Centro Holográfico.
“Quando essa tecnologia é utilizada, a imagem holográfica de quem está no Consultório Virtual de Saúde aparece na frente da pessoa que está recebendo os dados no Centro Holográfico (...) É como um consultório comum, mas com alguns detalhes diferentes. Para que a transmissão holográfica possa ser feita, o fundo do consultório deve ser escuro e precisa ter também uma câmera de transmissão de alta definição. É relativamente barato montar um Consultório Virtual, é questão de aproveitamento da luz”.
Além de Beni Olej, o Telessaúde é liderado pelo coordenador administrativo André Brandão. O evento de inauguração não terá consulta real e será fechado, com a presença do professor Jairo Werner, gerente da iniciativa na UFF, do comandante militar da estação, e o médico presente no módulo Meteoro. Para quem quiser acompanhar, haverá transmissão no Youtube do Núcleo de Telessaúde, através deste link.