Imagem Principal
Imagem
Três homens são presos por caça ilegal de jacarés no Rio
Suspeitos foram flagrados no momento que cortavam um jacaré recém-abatido
Três homens são presos por caça ilegal de jacarés no Rio
Madu Santos
Por: Madu Santos Data da Publicação: 31 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (30), três homens foram presos pelo Comando de Polícia Ambiental acusados de caça ilegal de jacarés na região do Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A operação foi desencadeada após denúncias recebidas pelo Canal Linha Verde, serviço do Disque Denúncia que incentiva a população a reportar crimes ambientais de forma anônima.

Segundo informações da Polícia Militar, os suspeitos foram flagrados por agentes da 1ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAM) e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) em uma oficina, onde estavam no momento exato em que cortavam um jacaré recém-abatido.

Após a abordagem, os três homens foram levados para a 42ª Delegacia de Polícia (Recreio), onde o caso foi registrado e será investigado.

Capivaras também são alvo

No último mês de setembro, quatro capivaras foram encontradas mortas com sinais de perfuração por armas de caça nas lagoas de Jacarepaguá.

A situação foi denunciada por moradores, que relataram a venda da carne desses animais em feiras realizadas nos fins de semana nas comunidades da região.

Biólogos condenam a prática, destacando que a caça, captura e comércio de animais silvestres sem autorização é um crime ambiental, em referência à Lei 9.605/1998. A punição para essa prática pode chegar a um ano de detenção e multa. Se o crime for contra espécies ameaçadas de extinção, a pena é aumentada.

Relacionadas