Imagem Principal
Imagem
Ferros-velhos são fechados em operação em Icaraí
Operação envolveu Polícia, Guarda e Prefeitura de Niterói
Ferros-velhos são fechados em operação em Icaraí
Foto do autor João Eduardo Dutra João Eduardo Dutra
Por: João Eduardo Dutra Data da Publicação: 14 de abril de 2025FacebookTwitterInstagram
Foto: Prefeitura de Niterói

Ferros-velhos foram alvo de uma operação conjunta do Gabinete de Gestão Integrada da Prefeitura de Niterói e da Polícia Civil nesta segunda-feira (14). Dois estabelecimentos foram interditados por irregularidades graves, e outros dois foram notificados. A ação faz parte da quarta fase da Operação Asfixia, que busca sufocar a receptação de materiais furtados e combater crimes contra o patrimônio.

Desta vez, o foco foram ferros-velhos em áreas consideradas sensíveis da cidade, como o Morro do Cavalão, onde há atuação de organizações criminosas. Durante a fiscalização, foram apreendidas 13 máquinas caça-níqueis, bombas de água, materiais suspeitos de furto como cabos de cobre, tampas e portões. Uma bicicleta e uma moto com registro de roubo ou furto também foram recuperadas.

A operação teve apoio da Guarda Municipal, da Secretaria de Ordem Pública e do Departamento de Fiscalização de Posturas. Os alvos foram definidos com base em informações de inteligência do Gabinete de Gestão Integrada e da 77ª DP (Icaraí), que coordena a ação.

Segundo a Polícia Civil, objetos furtados em Niterói estavam sendo levados a ferros-velhos no Cavalão, onde os estabelecimentos contavam com proteção do tráfico de drogas para manter as atividades ilegais.

Em Santa Rosa, mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça também levaram à fiscalização de dois estabelecimentos. De acordo com o delegado Vilson de Almeida Silva, responsável pela 77ª DP, esta etapa amplia o cerco contra a estrutura usada para escoar material roubado na cidade.

A operação já passou por outras regiões de Niterói, como Fonseca, Barreto, Engenhoca e Região Oceânica. Nessas ações, outros ferros-velhos foram autuados e interditados, e pessoas chegaram a ser conduzidas para delegacias. Em uma das etapas, um prédio invadido no Buraco do Boi, no Barreto, que funcionava como ponto de venda de material furtado, foi interditado e cinco homens foram detidos.

Relacionadas