Assinante
Entrar
Cadastre-se
A passagem de Tite pelo comando técnico do Flamengo chegou ao fim. O Clube anunciou a demissão do treinador na manhã desta segunda-feira, horas depois da vitória sobre o Athletico-PR. O catalisador para a decisão de mudança, além do pobre futebol, foi a eliminação nas quartas de final da Libertadores, na última quinta-feira (26), para o Peñarol. Filipe Luís assume a equipe interinamente até o fim da temporada.
A demissão de Tite acontece dois dias antes do primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil, em que o Flamengo recebe o Corinthians no Maracanã nesta quarta-feira (2). Com nove pontos a menos que o líder do Brasileiro, a Copa do Brasil é a principal esperança da equipe neste fim de ano.
Tite e a torcida do Flamengo pareciam em rota de colisão há meses, com o ponto de ebulição chegando nas últimas semanas, quando a equipe foi eliminada pelo Peñarol nas quartas de final da Libertadores, sem conseguir fazer um gol nos mais de 200 minutos do confronto. Porém, a demissão só foi sacramentada nesta segunda (30), após a vitória por 1 a 0 sobre o Athletico-PR, em que a equipe mais uma vez jogou mal e, junto com o técnico, foi vaiada pela torcida.
A torcida do Flamengo, além de resultados, exige do time um futebol ofensivo e um tanto quanto vistoso. Mais que ganhar, o Flamengo tem que jogar bem. Tite, embora seja o principal técnico brasileiro da última década, sempre foi mais conhecido por seu pragmatismo e estilo mais defensivo. As diferenças estilísticas do treinador e o que a magnética espera sempre foi o maior questionamento do trabalho de Adenor, mas, contanto que o resultado viesse, o casamento poderia dar certo.
Porém, o resultado não veio. Tite até deu bons indícios, vencendo o Carioca de maneira invicta neste ano, mas a campanha ruim na Libertadores que culminou na eliminação na última semana e no Brasileiro, com o Flamengo virtualmente fora da briga pelo título, carimbaram a demissão do técnico.
Tite assumiu o Flamengo em outubro do ano passado. Ao todo, o técnico comandou o Flamengo por 70 jogos, com 42 vitórias, 12 empates e 16 derrotas, um aproveitamento de 65,7% dos pontos.
No ano passado, após a eliminação na Libertadores, a diretoria do Flamengo optou por não demitir Jorge Sampaoli, que comandou o time até a final da Copa do Brasil, onde foi derrotado pelo São Paulo. Na época, a decisão foi criticada pela torcida, acreditando que uma mudança no comando técnico desse maiores chances de título. Em 2024, os dirigentes rubro-negros tomam o caminho contrário e introduzem o famoso “fato novo”.
O ex-jogador Filipe Luís, que estava comandando a equipe sub-20 do Flamengo, assume interinamente o profissional até o final da temporada. O treinador foi campeão Intercontinental sub-20 com a base rubro-negra em agosto deste ano. Filipe Luís tem 39 anos e se aposentou dos gramados no final do ano passado, após passagem vitoriosa pelo Rubro-Negro.
“O Clube de Regatas do Flamengo informa que o técnico Tite e sua comissão técnica não comandam mais o elenco rubro-negro. A direção agradece aos profissionais e deseja sorte na continuidade de suas carreiras. Filipe Luís assume a equipe interinamente”, disse o comunicado do clube.