Assinante
Os times do Rio de Janeiro conheceram nesta sexta-feira seus primeiros adversários na Copa do Brasil 2025. O sorteio na sede da CBF que definiu os confrontos da primeira fase aconteceu na sede da CBF, na capital. Os jogos estão previstos para ocorrer nas semanas de 19 e 26 de fevereiro. As datas exatas ainda serão confirmadas pela confederação.
Na primeira fase, os times foram divididos em 20 chaves com quatro times. Os dois vencedores irão se enfrentar na segunda fase. A primeira fase é disputada em jogo único, e há uma mudança em 2025, em relação ao ano passado. Em caso de empate, haverá disputa de pênaltis. Até o ano passado, o visitante avançava quando havia igualdade no placar.
Na região do Leste Fluminense, o representante é o Boavista de Saquarema que vai enfrentar o CSA de Alagoas. Se passar, pode enfrentar a Tuna Luso – PA ou Sampaio Corrêa – MA.
Na baixada, o Nova Iguaçu que fez uma boa campanha no ano passado pega o Barcelona. Não, não é o ex-time de Messi e sim o similar do estado de Rondônia. Na capital o Olaria vai pegar o ABC-RN e a Portuguesa da Ilha do Governador enfrenta o Capital-DF. Os grandes não terão vida fácil: O Vasco enfrenta o União –MT na mesma chave do confronto do Nova Iguaçu e o Fluminense enfrentará 16 anos depois, o Águia de Marabá – PA. Os dois se enfrentaram na primeira fase em 2009. O Flu se vencer pega o Dourados – MS ou o Caxias –RS.
As duas primeiras etapas da Copa do Brasil são disputadas em partidas únicas. Nesta primeira, os times de melhores posições no ranking nacional de clubes jogam na condição de visitantes.
Além dos 80 clubes que iniciam da primeira fase, a Copa do Brasil conta com mais 12 times que só entram na competição a partir da terceira fase, quando haverá novo sorteio para a definição dos confrontos, incluindo o Flamengo, atual campeão e o Botafogo, campeão Brasileiro e da Libertadores do ano passado.