Imagem Principal
Imagem
Terminal Gentileza inicia operações em dias úteis
Em funcionamento gradual, BRT Transbrasil circula com uma linha no horário das 12h às 14h, entre a Penha e novo terminal
Terminal Gentileza inicia operações em dias úteis
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 26 de fevereiro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro

Considerado o maior integrador de transporte público da capital carioca, o Terminal Intermodal Gentileza está em funcionamento, com a oferta de serviços de diferentes modais, depois de sua inauguração na última sexta-feira (23). Nesta segunda-feira (26), primeiro dia útil de funcionamento do novo terminal, mais de cem agentes estarão presentes no local ao longo do dia para fornecer informações e dar suporte à população. Em operação gradual, BRT Transbrasil circulará com uma linha no horário das 12h às 14h, entre a Penha e novo terminal.

BRT Transbrasil terá fiscalização com drones

Também a partir desta segunda-feira, a Guarda Municipal (GM-Rio) vai contar com monitoramento aéreo para a fiscalização da faixa seletiva da Avenida Brasil, destinada ao trânsito dos ônibus do BRT Transbrasil. Os guardas que atuam nas passarelas da via expressa contarão com emprego de drones para auxiliar na fiscalização. As aeronaves não tripuladas serão operadas por guardas habilitados, em quatro trechos estratégicos, em complemento à fiscalização eletrônica da CET-Rio.

Já foram instaladas placas na via informando sobre a fiscalização. A nova ferramenta visa conscientizar os condutores sobre a importância de respeitar a regra, para prevenir acidentes e também priorizar a mobilidade e a fluidez do trânsito. A aplicação da multa será o último recurso, em caso de desobediência.

No primeiro dia útil do sistema, relembre os serviços que já estão operando

Operação gradual da Transbrasil

A fase inicial da operação da Transbrasil, que começou no sábado (24) e se estende até 30 de março, tem os ônibus articulados circulando no trecho entre o bairro da Penha e o Terminal Gentileza no horário das 12h às 14h, com intervalos de 10 minutos entre as viagens e tempo de percurso de 20 minutos. O preço da passagem (R$ 4,30) será o mesmo cobrado em todos os modais municipais.

Os ônibus saem da Penha, fazem paradas nas estações Ibiapina, Olaria, C. de Moraes e Santa Luzia, antes de entrarem na Transbrasil e seguirem direto, sem paradas, até o Terminal Gentileza.

Ônibus executivo TIG-GIG já em ação

Para atender à demanda dos passageiros que utilizam o Aeroporto Internacional Tom Jobim (GIG), uma linha expressa de ônibus executivos TIG x GIG, sem paradas nas estações, está em operação todos os dias, das 6h à meia-noite, com intervalos previstos de 20 minutos. O tempo de viagem é estimado em 16 minutos. Os ônibus têm bagageiros e uma sala de espera à disposição dos passageiros no Terminal Gentileza. O valor da tarifa é de R$ 15, e a passagem pode ser paga com Jaé ou Riocard.

Linhas de ônibus municipais operando no Terminal Gentileza

Cinco linhas de ônibus municipais que tinham como destino o entorno da rodoviária já estão operando no local desde sábado (24). São elas:

- Linha 104 (São Conrado - Terminal Gentileza)
- Linha 133 (Largo do Machado - Terminal Gentileza)
- Linha 301 (Terminal Gentileza - Barra da Tijuca)
- Linha 302 (Terminal Gentileza - Terminal Alvorada)
- Linha 353 (Praça Seca - Terminal Gentileza)

Os pontos de ônibus dessas linhas nas ruas Comandante Garcia Pires e General Luís Mendes de Moraes e na Praça Marechal Hermes foram desativados.

Linha 1 do VLT liga Terminal Gentileza ao Santos Dumont

O VLT Carioca ampliou a operação da sua linha 1, que passou a circular entre o Terminal Intermodal Gentileza e o Santos Dumont desde sábado (24). O traçado Terminal Gentileza x Santos Dumont pode ser feito pelos passageiros em cerca de 30 minutos. O horário de funcionamento está mantido: das 6h à meia-noite.

O novo sistema de bilhetagem digital, o Jaé, começou a funcionar no VLT, que passa a ser o segundo modal a aceitar essa forma de pagamento. Desde julho do ano passado, todo o sistema BRT já aceitava o cartão.

Relacionadas