Assinante
Uma nova opção de cultura chega à Niterói no mês de maio. Modernizado, o Teatro GayLussac está de volta e passa a receber de forma gratuita, companhias culturais que desejam se apresentar no espaço.
A TRIBUNA visitou o local e conferiu de perto as inovações, que prometem cativar o público.
Modernizações
Com um amplo espaço, o teatro tem a capacidade de receber 200 pessoas. Além disso, conta com acessibilidade e uma vasta variedade de luzes sob o palco.
“Além da capacidade atual, o teatro passou por outras reformas como o novo acesso ao palco, modernizações no camarim, climatização no foyer. Nós também fizemos algumas mudanças na rotunda e com isso, procuramos deixar ele mais adaptados às companhias, aos espetáculos que desejassem se apresentar por aqui”, contou Luiza Sassi, diretora do Instituto GayLussac.
Abertura as companhias de teatro
Prestes a completar 70 anos, o Instituto GayLussac abriu o espaço, de forma gratuita, aos espetáculos teatrais, stand-up e apresentações musicais.
“Os interessados em se apresentar no nosso teatro podem se inscrever em um formulário que fica disponível no link da bio do Instagram do Teatro GayLussac, https://encurtador.com.br/tzGI4 .
“Uma curadoria do Comitê de Cultura fará a pauta. Para esses espetáculos, nós não vamos fazer cobrança ao longo deste ano de 2024, lembrando que os produtores podem fazer algum tipo de cobrança de bilheteria, ou não, isso fica a cargo da própria produção do espetáculo”, explicou Luiza.
Palestras, eventos e workshops, terão um custo.
Tradição
Inaugurado em 1980, o Teatro GayLussac já é tradição na cultura de Niterói. O espaço conta com o Alegretto, um grupo de teatro de fantoches, existente há mais de 40 anos, formado por quatro artistas da escola que misturam educação e encenação.
Além do Alegretto, o teatro já recebeu grandes nomes da cultura brasileira como o humorista Chico Anísio, os atores Zezé Polessa e Amaury Lourenzo, e os integrantes do grupo de humor ‘Casseta & Planeta’. No local, também já passaram as primeiras edições do Festival de Teatro Musical de Niterói, e os espetáculos produzidos e dirigidos por Lúcia Cerrone, Carlos Adib, Marcello Caridade, entre outros grandes nomes do cenário artístico brasileiro.
O teatro GayLussac fica localizado na Rua Coronel João Brandão, 87, em São Francisco.