Assinante
Entrar
Cadastre-se
O Teatro da Universidade Federal Fluminense (UFF) vai inaugurar sua programação de 2024 com um tributo a João Donato nesta sexta-feira (26), às 20h. A atração será comandada pela pianista canadense Vanessa Rodrigues, que convida para o palco Luiz Alves, Robertinho Silva, e Ricardo Pontes, integrantes da banda original de João Donato.
Após ter morado por 12 anos no Rio de Janeiro, consolidando sua carreira ao participar de festivais nacionais e internacionais, e se apresentando com artistas como o guitarrista brasileiro Ricardo Silveira e o trompetista americano Randy Brecker, entre outros, Vanessa Rodrigues convida a banda veterana original de João Donato para uma homenagem especial.
O público assistirá a canções como “A Rã”, “Amazonas”, “Simples Carinho”, “Emoriô” e muito mais, com a presença ilustre dos músicos que o acompanharam por décadas, os renomados Ricardo Pontes no saxofone, Luiz Alves no baixo e Robertinho Silva na bateria.
Falecido no ano de 2023, o multi-instrumentista e ícone da MPB João Donato é considerado um precursor da Bossa Nova. Ele trabalhou com artistas como Astrud Gilberto, Dorival Caymmi, Tom Jobim, Eumir Deodato, Stan Kenton, Nelson Riddle, Herbie Mann e Wes Montgomery.
Dando continuidade a programação, neste sábado (27) e domingo (28) e no próximo final de semana (3 e 4 de fevereiro), às 16h, está prevista a estreia da peça infantil Sítio do Picapau Amarelo.
Na trama, que tem produção da Companhia Sassaricando e direção de Ricardo Silva, Cuca descobre que Narizinho está planejando uma aventura ao reino das águas claras para se casar com o Príncipe Escamado. Antes que a menina consiga encontrar seus amigos, Cuca a captura para fazer o Elixir da troca de beleza e se passar por Narizinho. Mas ela não contava que Pedrinho, Emília e Visconde estariam à espreita para tentar salvar sua amiga com muita astúcia e inteligência.
Outra estreia aguardada para o início de fevereiro, nos dias 3 e 4, às 19h, é o espetáculo O Carnaval das Rainhas do Rádio, com Mona Vilardo e homenagens a Dalva de Oliveira, Linda Batista, Marlene e Emilinha Borba. Relembrando sambas e marchinhas na voz dessas cantoras, o público vai escutar sucessos como "Máscara Negra", "Me deixa em paz", "Se é pecado sambar" e "Chiquita Bacana" (canção que se destacou na voz de Emilinha Borba, nos anos 50 considerada a Rainha das Marchinhas).
Mona Vilardo também irá cantar "Linda Morena" e "Grau 10", sucesso na voz de Emilinha, que foi uma grande intérprete de Lamartine Babo. Em 2024, completam 120 anos desse grande compositor de marchinhas e sambas.
Os arranjos são de Marcelo Alonso Neves, que reúne na instrumentação os detalhes e características para que o público relembre os antigos carnavais em que o confete e a serpentina não podiam faltar e o baile terminava com as marchas rancho na voz de Dalva de Oliveira.
Os ingressos podem ser adquiridos online ou na Bilheteria da UFF, aberta diariamente de 14h às 21h.