Assinante
Entrar
Cadastre-se
Uma tartaruga com o casco rachado foi encontrada morta na orla ao lado da Estação Araribóia, em Niterói, nesta terça-feira (14).
O Projeto Aruanã, projeto de monitoramento das tartarugas marinhas da Baía de Guanabara e adjacências, afirmou que o animal se trata de uma tartaruga-cabeçuda, espécie comum em nosso litoral apesar de ser pouco vista dentro da Baia Guanabara.
“Esse registro trata-se de uma tartaruga-cabeçuda, espécie comum em nosso litoral apesar de ser pouco vista dentro da Baia Guanabara, já que o ambiente que ela utiliza como área de alimentação costuma ser menos próxima da costa”, disse a bióloga Suzana Guimarães.
Ela conta ainda que pelo fato do animal estar morto, é provável que ele tenha entrado em decomposição.
https://www.instagram.com/reel/CzpH1y8sujQ/?igshid=MWt0aDB4bzAwYWVjbQ==
“Por se tratar de um animal morto já em estágio avançado de decomposição possivelmente entrou na Baía através das correntes marinhas. A abertura do casco e fruto da decomposição do animal, que durante o processo vai criando gases que faz com as partes do corpo se desfaçam, assim como a pele”, completou Suzana.
O Projeto Aruanã recebeu o registro de diversas fontes diferentes, sendo cadastrado em seguida em nosso banco de dados como registros provenientes da Ciência Cidadã, programa que o Projeto Aruanã possui para identificar áreas de ocorrência tanto de animais vivos quanto mortos.
O recolhimento do animal foi feito por um outro projeto, parceiro do Aruanã, o Projeto de Monitoramento de Praias, que já foi acionado.
O Projeto de Monitoramento das Praias das Bacias de Santos (PMP-BS) disse que vai recolher a tartaruga nesta quarta-feira (15).
O Projeto Aruanã trabalha com pesquisa e conservação direcionadas às tartarugas marinhas, ao ambiente costeiro e marinho, estimulando a participação da sociedade nas ações desenvolvidas, e é realizado pelo Instituto de Pesquisas Ambientais Littoralis, com a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
✅ Clique aqui e receba mais notícias da sua cidade no WhatsApp.