Assinante
Dados do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian apontaram que, em julho, 204.824 negócios foram abertos no Sudeste do país, o mais alto índice da série histórica do indicador, iniciada em janeiro de 2010. São Paulo registrou o maior número de novos empreendimentos na região (120.888).
Atrás de São Paulo, Minas Gerais abriu 42.333 empresas no sétimo mês do ano e o Rio de Janeiro veio na terceira posição da região, com 32.822 novos negócios.
Na visão nacional, o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian mostrou que, em julho, foram criados 399.643 novos negócios no país. Este também foi o maior número de aberturas da série histórica, iniciada em janeiro de 2010.
“O ambiente de negócios dinâmico, aliado às políticas governamentais que incentivam o empreendedorismo, tem impulsionado a criação de novas empresas no Brasil. A rápida transformação digital também facilita o início das atividades empresariais com menor necessidade de capital inicial e reduz as barreiras de entrada”, analisa o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
O especialista reforça também a importância do cuidado com a saúde financeira dos negócios: “é crucial ter acesso a recursos adequados, orientação precisa e uma infraestrutura robusta que sustente o crescimento a longo prazo e minimize os riscos de insolvência”.
Em julho, a maior parcela de novas empresas foi criada para o segmento de “Serviços” (73,5%), seguido pelo “Comércio” (19,2%). O tipo de negócio preferido dos empreendedores foi “Microempreendedor Individual” (MEI) (283.936).