Assinante
O adiamento da partida entre Fortaleza e Botafogo foi mantido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O alvinegro carioca havia entrado com um mandado de garantia no STJD na manhã desta segunda-feira (23), mas o pedido foi negado.
A partida, inicialmente, estava marcada para esta terça-feira (24), às 19h30, na casa do Fortaleza, mas foi adiada pela CBF devido ao fato do Botafogo ter jogado no domingo (22), contra o Athletico-PR.
O jogo entre Botafogo e Athletico-PR começou no sábado (21), como estava previsto no cronograma, mas devido a problemas na iluminação do estádio, o árbitro suspendeu a partida no início do segundo tempo e o confronto só voltou às 15h de domingo (22). Assim, a equipe de General Severiano não conseguiria cumprir as 66 horas de intervalo entre uma partida e outra.
No despacho, o presidente do STJD, José Perdiz, alegou que o Departamento de Competições da CBF tem "competência exclusiva" para adiar a partida, "devendo os Clubes respeitarem e acatarem a referida decisão".
"Analisando a petição e os demais documentos acostados aos autos, verificou-se que o Clube não apresentou o Direito Líquido e Certo que fora supostamente infringido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mais precisamente seu Departamento de Competição (DCO)", escreveu o presidente na decisão.
O presidente do STJD ainda ressalta que o Regulamento Geral de Competições da CBF é aprovado por todos os Clubes em Conselho Técnico, portanto cabe a eles cumprir as regras estabelecidas antes do torneio.
O Botafogo seguia seu planejamento com a ideia que a partida seria mantida nesta terça-feira (24) e iria viajar para o Ceará às 15h desta segunda-feira (23), mas com a decisão do STJD, a viagem foi cancelada.
O Fortaleza joga a final da Copa Sul-Americana, contra a LDU, neste sábado (28) e, muito provavelmente, iria poupar os titulares se houvesse o confronto com o Botafogo nesta terça (24).
A CBF ainda não definiu uma nova data para a realização da partida. Devido ao calendário cheio, a principal opção seria a próxima Data Fifa. O Botafogo teve dois jogadores convocados pelo treinador Fernando Diniz para a seleção brasileira na última convocação, Lucas Perri e Adryelson.
Com empate com o Athletico-PR em 1 a 1, o Botafogo viu a distância para o vice-líder, Bragantino, diminuir para sete pontos. O Glorioso tem 59 pontos e segue na ponta do Campeonato Brasileiro. Com o adiamento, o alvinegro volta a campo contra o Cuiabá, no domingo (29), no Estádio Nilton Santos.