Assinante
Junho é um mês de estreias no Centro Cultural Banco do Brasil. Três exposições prometem movimentar: “Luz Æterna - Ensaio sobre o Sol” foi inaugurada esta semana reunindo artistas e coletivos brasileiros da nova geração que estabelecem um diálogo sobre a influência do sol na trajetória da humanidade, com obras tecnológicas de grandes dimensões.
Na segunda quinzena, “Paisagens Ruminadas - Luiz Zerbini” é a primeira grande retrospectiva da obra do artista, traçando um panorama de sua atuação em quase 50 anos de carreira, com trabalhos inéditos e grande variedade de materiais e suportes usados em uma trajetória que aponta para temas como ecologia e ancestralidade, urgentes dos tempos atuais;
Fechando o mês, “Arquitetura de Memórias” conta um pouco da importância arquitetônica do icônico prédio situado no coração do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, que desde 1989 abriga o CCBB RJ, concebendo a sua história como a de um organismo vivo.
No teatro, estreia a peça “Fim de Partida”, uma montagem inédita da obra-prima de Samuel Beckett, em celebração aos 80 anos de vida do renomado dramaturgo, roteirista e diretor teatral mineiro Eid Ribeiro.
O “Festival Experimenta” apresenta uma programação única, formada por oficinas, espetáculos de teatro e dança protagonizados por artistas com deficiência que vêm se destacando na cena brasileira e internacional.
O Clube de Leitura CCBB 2024 homenageia Clarice Lispector em um formato diferente neste mês. Falando sobre adaptação literária, o cineasta Luiz Fernando Carvalho e a pesquisadora Nádia Battela Gotlib recebem a atriz Maria Fernanda Cândido e a roteirista Melina Dalboni para conversar sobre o recém-lançado filme “A Paixão segundo G.H.”, baseado na obra homônima da escritora. A mediação e curadoria é de Suzana Vargas.
Junho, mês que é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o CCBB Educativo realizará atividades voltadas ao tema ‘’representatividade e orgulho’’, mês temático de conscientização sobre a diversidade, a luta pelos direitos da comunidade e o combate ao preconceito em razão da orientação sexual ou identidade de gênero.
E ainda tem muito anarriê, arrasta pé e dois pra lá, dois pra cá na área externa do CCBB. São diversos eventos para esquentar o mês e movimentar o público em homenagem às festas que são patrimônio cultural do Brasil. Vai ter “CCBB na Roda”, com o Samba dos Namorados, Feira das Yabás, Junta Local e o aguardado Arraiá do CCBB.
Música no Museu
Sala 26 (4º andar) – 12h30 – Quartas-feiras
O projeto tem por objetivo a formação de plateias e estimular a música de concerto, sendo realizado em diversos museus e centros culturais da cidade. Todas as quartas-feiras no CCBB. Consulte a programação em www.musicanomuseu.com.br
Curadoria: Sérgio da Costa e Silva
Classificação indicativa: livre
CINEMA
Mulheres mágicas: reinvenções da bruxa no CinemaCinema I
Até 30 de junho
A mostra aborda como a figura da bruxa foi elaborada ao longo da história do cinema. Com uma programação variada, essa personagem tão popular é apresentada em sua complexidade, com 28 filmes de várias épocas, países e modos de realização. A programação se divide em dois eixos: o imaginário clássico das bruxas e suas reinvenções contemporâneas. As exibições acompanham catálogo, debates e uma oficina gratuita. Dois filmes ficarão disponíveis para assistir online no site www.mulheresmagicas.com.br .
Confira a classificação indicativa dos filmes e a programação completa em https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/programacao
PROGRAMA EDUCATIVO
1° andar - Quarta a segunda
O CCBB Educativo - Lugares de Culturas é um programa de mediação cultural, que desenvolve ações para aproximar os públicos da programação em cartaz e do patrimônio cultural do Centro Cultural Banco do Brasil. Visitas Mediadas, Ateliê Aberto e Encontro com Educadores são parte da programação do CCBB Educativo. As ações englobam a participação diversificada, sendo um convite para as comunidades escolares, ONGs, famílias, grupos de terceira idade, pessoas com deficiência, profissionais de arte e cultura, e outros para experimentar, criar e conviver no CCBB.
Oficina “Vestindo Orgulho”, com Leo Ayres – 15 e 16 de junho às 16h
Local: Ateliê Aberto – Sala do Programa Educativo – 1º andar
Classificação indicativa: acima de 12 anos
No dia 28 de junho é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, data voltada à celebração da diversidade, luta pelos direitos da comunidade e ao combate do preconceito em razão da orientação sexual ou identidade de gênero. Dentro desse mês de representatividade e conscientização, o CCBB Educativo – Lugares de Culturas convida o artista visual Leo Ayres, que desenvolverá a oficina de serigrafia “Vestindo Orgulho”. Por meio do uso das cores e da criatividade, os participantes poderão construir suas estampas temáticas e realizar a impressão por meio da técnica serigráfica sobre diferentes suportes, como tecidos e cartazes.
As visitas agendadas acontecem de forma totalmente gratuita todos os dias, exceto às terças-feiras. É só agendar por e-mail ou telefone:
Email: [email protected]
Telefone: (21) 3808-2070
A retirada de ingressos para visitas mediadas às exposições é realizada através do site http://bb.com.br/cultura ou da bilheteria presencial do CCBB-RJ.