Imagem Principal
Imagem
Secretários de Saquarema entregam os cargos após afastamento da prefeita
O vice-prefeito, Rômulo Almeida, assumiu a prefeitura interinamente
Secretários de Saquarema entregam os cargos após afastamento da prefeita
Foto do autor Anderson Carvalho Anderson Carvalho
Por: Anderson Carvalho Data da Publicação: 02 de agosto de 2024FacebookTwitterInstagram
Igreja Nossa Senhora de Nazaré/Divulgação

Um dia após a prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), ter sido afastada do cargo por determinação do desembargador Marco Antônio Ibrahim, da 7ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Rio, todos os secretários municipais entregaram os cargos. 

As exonerações foram publicadas na tarde desta sexta-feira, 02, no site da prefeitura. 

As medidas foram assinadas pelo prefeito em exercício, Rômulo Carvalho de Almeida (Novo), que assume o Executivo por 90 dias. 

Deixaram os cargos: Aguido Henrique Almeida da Costa (Finanças), Claudius Valerius Malheiros Barcellos (Procuradoria Geral), Kaio Luiz da Silva Ferreira (Direitos dos Animais), Célio Ricardo de Almeida Ferreira (Planejamento), Élida da Silva Alves (Gestão, Inovação e Tecnologia), Marco Aurélio Sampaio Leite (Controladoria Geral), Wellington Magalhães de Matos (Agricultura, Abastecimento e Pesca), Patrícia dos Reis Silva (Gabinete), Cledson Sampaio Bitencourt (Infraestrutura), Felipe de Oliveira Araújo (Urbanismo), Evanildo Andrade dos Santos (Segurança e Ordem Pública), Hailson Alves Ramalho (Administração, Receita e Tributação), Daniele Borges dos Santos Vignoli (Desenvolvimento Social), Thaís Oliveira de Souza Amorim (Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia), Nilson da Costa Cardoso Júnior (Comunicação Social), Larissa da Silva Azeredo (Mulher), Thallis Martinelli dos Santos (Esporte, Lazer e Turismo), Priscilla Barroso Poubel (Obras Públicas), Gilmar Rocha de Magalhães (Meio Ambiente), João Alberto Teixeira Oliveira (Saúde), Lindonor Ferreira Rezende da Rosa (Transporte e Serviços Públicos), além de outros de segundo escalão. 

Também no DO foram publicadas as nomeações dos novos secretários, por Rômulo. 

Rompido com Manoela, com quem foi eleito vice em 2020, ele apresentou ação de improbidade administrativa contra a ex-aliada e outros 14 réus no processo, afirmando que a cidade vem sofrendo “graves lesões em seu erário em razão de direcionamento e ilicitude na realização de contratos, que muitas vezes são fiscalizados por integrantes do quadro societário das próprias empresas prestadoras de serviço”. 

A prefeitura é investigada por irregularidades no programa “Conexão do Futuro”, voltado para aulas de reforço e atividades extracurriculares destinadas aos alunos da rede municipal. 

De acordo com investigações preliminares do Tribunal de Contas do Estado, o prejuízo aos cofres públicos foi de R$ 40 milhões. 

Segundo o processo, criaram-se na administração municipal, mecanismos de favorecimento econômico-financeiro para uma ‘organização’, com a participação de empresas, servidores municipais, familiares e a própria prefeita. 

Em vídeo publicado nesta sexta-feira, 02, em suas redes sociais, Manoela defendeu-se e disse que vai recorrer da decisão. 

“Nas primeiras denúncias envolvendo o programa ‘Conexão do Futuro’ eu vim aqui esclarecer que quaisquer possíveis erros seriam analisados e imediatamente resolvidos. 

"Decidi, antes mesmo da medida judicial, bloquear qualquer pagamento à OS que administrava o programa. Rompi contratos e exonerei profissionais. 

Nunca, em nenhuma denúncia, houve qualquer dinheiro desviado”, disse a prefeita. 

Relacionadas