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Em 2023, as salas de cinema do Brasil apresentaram números positivos, como o aumento de quase 20% no público e de 17,5% na renda. As salas faturaram R$ 2,2 bilhões com a venda de 114 milhões de ingressos em 2023. O parque exibidor encerrou 2023 com 3.468 salas abertas - variação positiva de 1,6% em relação a 2022, aproximando-se dos patamares de 2019 (3.507 salas).
No entanto, ainda em recuperação dos efeitos da Covid-19, o mercado de cinema no Brasil cresce em ritmo lento, mas gradual.
O total de público ainda não retornou ao nível do período pré-pandemia, sendo aproximadamente 36% menor em 2023, quando comparado a 2019, mesmo com um calendário de lançamentos similar ao padrão histórico, e com o número de salas de cinema próximo ao período que antecedeu a pandemia de Covid-19.
Utilizando a média de público dos três anos anteriores à pandemia de Covid-19 (2017-2019), em comparação aos dados de 2023, observa-se que a recuperação do mercado brasileiro neste período (65,5%) é inferior àquela alcançada por países como Argentina (92%), França (86,9%), Portugal (80,3%), México (67,9%), Estados Unidos e Canadá (65,7%).
O levantamento da Secretaria de Regulação compreende o período de 2019 a 2023. A metodologia utiliza 2019 como parâmetro e referência para o dimensionamento dos efeitos da pandemia de Covid-19, que impactaram o setor cinematográfico a partir de 2020. Os dados do estudo devem ser contextualizados e considerados não isoladamente, mas em sua trajetória ascendente de retomada.
A fonte primária de dados sobre o segmento de salas de cinema é o Sistema de Controle de Bilheteria (SCB), composto por relatórios enviados diretamente pelas empresas exibidoras. Também são utilizadas informações obtidas no Sistema de Acompanhamento da Distribuição em Salas de Exibição (SADIS), alimentados por informações da distribuição cinematográfica.
Foram lançados 161 longas-metragens brasileiros e 254 estrangeiros em 2023. Em um ano sem a Cota de Tela, os filmes nacionais levaram 3,7 milhões de espectadores aos cinemas, fatia que representa 3,2% do público. O resultado é 84,6% menor que 2019.
Quatro filmes nacionais tiveram público superior a 300 mil espectadores. O maior público (“Nosso Sonho”) ultrapassou os 500 mil ingressos vendidos.