Assinante
Entrar
Cadastre-se
A dois meses do fim do ano, empreendedores precisam estar atentos às possibilidades de mercado. Hoje, o Rio de Janeiro tem mais de 1,8 milhão de pequenos negócios formais no estado. Pensando nas principais tendências de consumo e empreendedorismo para 2024, o Sebrae Rio elaborou dois materiais didáticos, gratuitos e complementares para quem empreende ou pretende abrir um negócio.
Ao longo dos últimos anos, os hábitos de consumo foram moldados com os avanços tecnológicos; mudanças sociais; questões ambientais e econômicas, e os empreendedores precisam estar atentos às oportunidades de negócios explorando vivências imersivas; abordagens personalizadas; captura do interesse do consumidor em segundos; inteligência artificial e chatbots; mídias diversas e conectadas; marketing híbrido; e tecnologias inovadoras.
“Nosso principal objetivo é democratizar a informação para que os pequenos negócios ganhem capilaridade empresarial. Elaboramos esse material para que os empreendedores possam ter informações relevantes sobre o comportamento do consumidor e as tendências de mercado”, afirma Margareth Carvalho, gerente de Conhecimento e Competitividade do Sebrae Rio.
O cenário empreendedor está definido em cinco pilares: tecnologia, inovação; sustentabilidade; compartilhamento e empreendedorismo social. Para quem quer empreender em 2024, negócios na área de tecnologia; saúde; alimentação saudável e serviços de bem-estar são áreas promissoras. Quem pensa em montar um negócio de baixo investimento, empresas ligadas ao marketing digital; desenvolvimento de sites; marmitas fitness e veganas; delivery de serviços de beleza; pet shop on-line; loja virtual de itens personalizados e franquias são alternativas para a criação de novas empresas no próximo ano.