Assinante
Localizada em frente a um prédio da rua Lemos Cunha, em Icaraí, Niterói, uma árvore centenária vem sendo alvo de queixas de moradores.
Além de as grossas raízes estourarem parte do calçamento, a árvore está envergada - podendo inclusive cair a qualquer momento.
"E já causou acidentes. Teve morador, daqui do condomínio, que já caiu na calçada e teve de ser hospitalizado", relatou Márcio dos Santos, zelador do edifício.
Gás
Outro problema grave é a tubulação de gás, que passa logo embaixo da árvore. Isso porque as raízes podem levantar "e estourar" a instalação.
O esgoto do condomínio também está sendo prejudicado pela raiz.
"Ele fica entupido e temos de chamar a Águas de Niterói [concessionária que presta serviços de fornecimento de água na cidade], para desentupir", relata o profissional, que crê que a retirada da árvore seria a melhor solução, inclusive para ela não cair.
"Está tombada para o lado do condomínio", concluiu.
Em nota, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), da Prefeitura de Niterói informou que a árvore está sendo “monitorada pelo projeto Arboribus”, que recomendou rebaixamento de copa, poda de harmonização e conserto de calçada.
“Já está na programação o reparo da calçada para melhorar o acesso ao local. Quanto à poda, a Secretaria informa que enviou ofício via email para a Enel, em junho, e aguarda execução”, disse a Prefeitura, ressaltando também que a realização desta poda é de responsabilidade da Enel, tendo em vista que a árvore está “em contato com sua rede de distribuição de energia elétrica”.
“É importante ressaltar que o município sempre solicita à concessionária, através de ofício, a execução dos serviços que são de seu encargo. A companhia é uma empresa privada, de concessão federal, regulada pela ANEEL. Portanto, a Seconser não pode intervir quanto ao andamento após o ofício. A ordem de serviço da ENEL é somente ela que pode realizar o serviço por estar em contato com a rede energizada e qualquer reclamação referente à empresa é necessário que seja realizada com a agência reguladora”, conclui o governo.
Também por meio de nota, a Águas de Niterói informou que enviou uma equipe técnica ao local e constatou que o ramal de esgoto do condomínio “está operando normalmente”.
“No entanto, a concessionária vai fazer uma inspeção com câmera e, em caso de necessidade, remanejará o ramal”, destacou.
Já a Enel disse que a manutenção da arborização no espaço público é uma atribuição das prefeituras.
“A Enel Rio realiza apenas podas preventivas e emergenciais, com o objetivo de afastar o risco de contato de galhos com a rede elétrica, evitando, assim, quedas de energia e acidentes com a população”, sublinhou.
A reportagem também procurou a Naturgy - empresa que presta o serviço de gás subterrâneo na cidade -, mas não obteve retorno até o fechamento deste texto.
✅ Clique aqui e receba mais notícias da sua cidade no Whatsapp.