Assinante
Entrar
Cadastre-se
O Rock in Rio promete movimentar centenas de milhares de pessoas nos sete dias de evento. A expectativa é que quase 700 mil pessoas prestigiem o maior festival de música do mundo, que começa nesta semana, no Rio de Janeiro. Pensando no conforto e na locomoção dos fãs, a Prefeitura preparou um esquema de trânsito especial para o evento.
Serão sete dias de evento (13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro) no Parque Olímpico, na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, na Barra Olímpica. Para viabilizar a chegada e a saída do público ao evento, algumas medidas serão realizadas. Todo o entorno da Cidade do Rock será de circulação restrita e com proibição de estacionamento. Somente veículos de moradores previamente cadastrados, veículos oficiais e o BRT poderão acessar a área bloqueada.
A grande novidade esse ano é que o controle de acesso à área bloqueada para a realização do festival será por meio de leitura de placas através sistema OCR (Optical Character Recognition).
Os moradores previamente cadastrados receberão “luz verde” para acesso. Os demais veículos, sem cadastro, receberão “luz vermelha” e serão direcionados para fora da área de bloqueio. Esse processo irá reduzir a possibilidade de fraude, pois somente os veículos cadastrados terão acesso a região além de agilizar a liberação dos carros.
Em cada dia do evento, a CET-Rio irá contar com a participação de 210 pessoas nas ações de trânsito, entre operadores e equipe de apoio, com 27 veículos operacionais e 48 motocicletas, empenhadas no trabalho de manter a fluidez do trânsito, coibir irregularidades e orientar pedestres e motoristas. Além disso, 43 painéis de mensagens variáveis móveis e fixos irão reforçar a divulgação sobre os horários dos fechamentos de vias e rotas alternativas.
Para desobstrução rápida em caso de acidentes ou avarias de veículos, 17 reboques da CET-Rio serão posicionados em pontos estratégicos das principais vias da região.
As interdições nos dias do evento começarão às 14h e vão até às 5h. As rua que sofrerão alterações para a realização do Rock in Rio são:
● Av. Embaixador Abelardo Bueno, entre a Estrada Arroio Pavuna e Av. Salvador Allende;
● Estrada Coronel Pedro Corrêa, entre o retorno da Estação de BRT Pedro Corrêa e a Avenida Abelardo Bueno;
● Av. Salvador Allende, pista lateral, sentido Estrada dos Bandeirantes, entre a agulha da pista lateral para a pista central, na altura da Rua Pedro Calmom até a agulha da pista central para a pista lateral, próximo à Estação do BRT Morro do Outeiro;
● Rua Aroazes;
● Avenida Jaime Poggi;
● Rua Franz Weissman;
● Rua Francisco de Paula, no trecho compreendido entre a Av. Embaixador Abelardo Bueno e a Av. Jaime Poggi;
● Rua Jorge Faraj;
● Rua Bruno Giorgi, entre outras.
Para os veículos que normalmente trafegam pela Av. Embaixador Abelardo Bueno, a CET-Rio indicou as seguintes rotas alternativas a serem utilizadas nos dias do festival:
● RECREIO – JACAREPAGUÁ
Av. Lucio Costa, Av. das Américas e Av. Ayrton Senna.
● CENTRO (VIA LINHA AMARELA) – RECREIO / VARGENS
Os veículos provenientes do Centro, via Linha Amarela, deverão utilizar a Av. Ayrton Senna, Av. das Américas e Av. Benvindo de Novaes.
● BARRA / RECREIO – TRANSOLÍMPICA
Os motoristas deverão seguir pela Av. Salvador Allende. Já os condutores pela Av. Embaixador Abelardo Bueno, poderão seguir pela Estrada Arroio Pavuna, Estrada dos Bandeirantes e, em seguida, acessar a Transolímpica utilizando a Estrada Calmete.
Os veículos dos moradores do entorno imediato da Cidade do Rock foram previamente credenciados e deverão acessar suas residências seguindo as orientações durante o processo de credenciamento. Nos dias de evento estará proibido o estacionamento, além dos locais já regulamentados, em diversas vias da região.
A Prefeitura também informou que, durante os dias do festival, estarão suspensas as interdições para manutenção dos túneis do município.