Imagem Principal
Imagem
Rock in Rio tem opções de acessibilidade para pessoas com deficiência
Inclusão é grande parte do evento com várias novidades
Rock in Rio tem opções de acessibilidade para pessoas com deficiência
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 22 de setembro de 2024FacebookTwitterInstagram

A edição de 40 anos do Rock in Rio promete ser a mais acessível de todas, para todos os públicos. O festival preparou uma série de novidades para melhorar a experiência das Pessoas com Deficiência (PcD) e garantir o melhor evento para eles.

O público PCD pode fazer um pré-cadastro online, nos canais oficiais do Rock in Rio. Ele deverá ser feito por todos que querem ter acesso aos serviços de acessibilidade do evento. Com esse cadastro aprovado, o requerente deverá se dirigir a Central de Acessibilidade do evento assim que chegar, com o seu número de protocolo para pegar a pulseira especial.

A Cidade do Rock conta com um espaço pré-definido para estacionamento exclusivo e gratuito, com uma quantidade de vagas por dia, para pessoas com deficiência. Para reservar, é preciso mandar um email para [email protected] com os documentos necessários.

Além disso, durante os dias do festival, o Rock in Rio disponibiliza veículos adaptados para transporte de PcDs nos arredores da Cidade do Rock, com pontos no terminal do BRT Centro Olímpico e no Shopping Metropolitano Barra. Esse transporte é feito por demanda e não tem horário pré estabelecido.

O festival conta com uma Central de Acessibilidade, que é considerada o centro da operação. Ela fica logo após a entrada do evento, próximo a Rota 85 e será focada em prestar atendimento e suporte ao público PCD e demais grupos prioritários.

O Rock in Rio também apresentará um Espaço Sensorial, uma sala de acomodação e regulação sensorial para atender todas as pessoas, mas com foco naquelas que têm Transtorno do Processamento Sensorial (TPS). Este ambiente oferece um espaço seguro e controlado, com estímulos sensoriais reduzidos. Além dos empréstimos de Kits Sensoriais, com abafadores e muito mais.

O evento funcionará com empréstimo de cadeiras de rodas, scooters e de kit livre, para tornar as cadeiras de rodas motorizadas, além de uma oficina de reparos para possíveis danos aos equipamentos. O empréstimo é válido o dia inteiro e está sujeito a disponibilidade.

O Espaço Sinta o Som é voltado para o público com deficiência auditiva e fica próximo às caixas de som do Palco Mundo e do Palco Sunset, trazendo a vibração da música. O espaço está sujeito a lotação e só poderá ser usado por pessoas com pulseiras identificadoras. Além disso, o Rock in Rio tem serviço de audiodescrição para cegos ou pessoas com baixa visão.

Além disso, o Rock in Rio também tem plataformas para pessoas com deficiência poderem assistir aos shows. A plataforma do Palco Mundo é a maior da Cidade do Rock e fica próxima a tirolesa, garantindo melhor visão do espetáculo. Todos os outros palcos também têm espaços reservados para PcDs.

Cada PcD autorizado a estar na plataforma tem direito a um acompanhante e ambos devem estar devidamente empulseirado. O espaço está sujeito a lotação.

O público PcD também tem agendamento prioritário para os brinquedos. Na tirolesa, será disponibilizada uma cadeira escaladora automática, possibilitando as pessoas com mobilidade reduzida de subir a torre, enquanto na roda gigantes tem uma cabine acessível para cadeira de rodas.

Relacionadas