Imagem Principal
Imagem
Risco de deslizamento é grande em Niterói e São Gonçalo
Bombeiros atenderam 60 ocorrências relacionadas às chuvas nas últimas 24 horas em todo o território fluminense
Risco de deslizamento é grande em Niterói e São Gonçalo
Foto do autor Mauro Touguinhó Mauro Touguinhó
Por: Mauro Touguinhó Data da Publicação: 13 de janeiro de 2024FacebookTwitterInstagram
Reprodução

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) informou, neste sábado (13), que é alto o risco de deslizamento em Niterói e São Gonçalo. Além disso, é grande a chance de alagamentos em municípios da Região Metropolitana, principalmente São Gonçalo. 

O cenário atual é de núcleos de chuva moderada a forte na Região Serrana e na Costa Verde. Para as próximas horas, a previsão é de pancadas de chuva moderada a forte em todo o estado.

O Cemaden-RJ está acompanhando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos em todo o território fluminense, enviando alertas para os municípios quando necessário.

Neste momento, o risco hidrológico é de moderado a baixo no restante do estado. Já o risco geológico é grande e com possibilidade de deslizamento de terra também em Paraty. No restante do Estado, o risco é baixo a moderado.

Sessenta atendimentos em 24 horas e alerta para municípios

O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) informou, neste sábado (13), que atendeu a cerca de 60 ocorrências relacionadas às chuvas nas últimas 24 horas, em todo o território fluminense.

A maioria está relacionada a salvamentos de pessoas e cortes de árvores. O órgão e a Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) monitoram as precipitações em todo o Estado, atuando para prevenir e minimizar quaisquer possíveis danos.

Os agentes da Defesa Civil Estadual estão em contato permanente com as Prefeituras, prontos para dar suporte caso as ocorrências extrapolem a capacidade de resposta da gestão municipal, o que ainda não aconteceu, segundo o órgão.

Relacionadas