Imagem Principal
Imagem
Rio e universidade estudam adoção de ferramenta de previsão climática
Prefeitura recebeu a visita de uma das maiores autoridades do mundo no estudo de mudanças climáticas
Rio e universidade estudam adoção de ferramenta de previsão climática
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 06 de agosto de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio recebeu a pesquisadora e doutora da Universidade de Columbia Suzana J. Camargo, uma das maiores autoridades do mundo no estudo de mudanças climáticas, no Centro de Operações Rio (COR), na segunda-feira (5), em reunião com corpo técnico de resiliência climática da Prefeitura.

A pesquisadora trouxe à cidade a possibilidade da implementação de ferramenta de análise de dados, atualmente em fase de desenvolvimento, que permitirá aos técnicos prever com antecedência os locais e momentos exatos de maior concentração de chuva, especificamente em cada bairro.

A ferramenta equipará a cidade com um novo modelo matemático capaz de prever e possibilitar a antecipação de ações necessárias para a mitigação dos impactos das chuvas com mais precisão.

A vinda da pesquisadora e o intercâmbio de conhecimento são frutos da parceria entre a cidade do Rio e a Universidade de Columbia, sediada em Nova Iorque, por meio do Columbia Global Center Rio e do Climate Hub Rio, centro de estudos dedicado ao clima localizado na cidade. A cientista é especialista em ciclones tropicais (furacões e tufões) e na relação entre ciclones tropicais e clima em várias escalas de tempo.

Como parte desta colaboração, a Dra. Camargo veio ao Brasil acompanhada por mais dois cientistas da Universidade de Columbia e pela pesquisadora e professora da UFRJ, Ana Nunes, sendo recebidos pelo chefe-executivo do Centro de Operações, Marcus Belchior. Além do Centro de Operações Rio, ela visitará duas universidades brasileiras envolvidas neste projeto: a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade de São Paulo (USP).

Relacionadas