Imagem Principal
Imagem
Rio é o segundo estado que menos desperdiça água no Brasil
Índice de desperdício, porém, segue acima do considerado aceitável
Rio é o segundo estado que menos desperdiça água no Brasil
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 06 de junho de 2024FacebookTwitterInstagram
Fonte: Jefferson Rudy/Agência Senado

O Instituto Trata Brasil (ITB), divulgou o “Estudo de Perdas de Água 2024 (SNIS, 2022): Desafios na Eficiência do Saneamento Básico no Brasil” em parceria com a GO Associados, analisando as falhas no sistema de distribuição de água no Brasil. Segundo o levantamento, o Rio de Janeiro é o segundo estado do país que menos desperdiçou água potável em 2022, perdendo apenas para Goiás.

Além disso, o estudo revelou que, pela primeira vez em seis anos, o índice de desperdício caiu no Brasil. Segundo o ITB, 37,8% de toda água potável produzida no país foi perdida antes de chegar às residências. Na análise anterior, o índice foi de 40,3%. O levantamento foi elaborado a partir de dados públicos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Porém, nem tudo são boas notícias. Se o índice caiu, ele ainda está muito longe do considerável aceitável pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que é de 25%. Existe uma portaria da pasta que diz que o Brasil tem que atingir essa taxa até 2034.

Nenhum estado conseguiu atingir a marca de 25% de desperdício. Goiás chegou perto, com 28,3%, seguido do Rio de Janeiro com 32%, ambos abaixo da média nacional.

Na análise das 100 cidades mais populosas do país, apenas 14 conseguiram ficar abaixo dos 25%. A melhor marca do levantamento foi de Nova Iguaçu, com apenas 3,29% de perda em 2022, porém, a pesquisa revela que o indicador ficou desproporcionalmente baixo devido ao volume de água consumido (1,41 bilhão de m³) ter sido muito próximo ao volume disponibilizado ao sistema (1,47 bilhão de m³).

Além do município da Baixada, Petrópolis (23,35%) e Niterói (24,76%) ficaram abaixo dos 25% e São Gonçalo fechou a participação das cidades fluminense no top-20 com 26,44%.

Porém, apenas nove municípios foram considerados destaques na pesquisa por já se encontrarem nos padrões de excelência estabelecidos como meta para 2034 pela Portaria do MDR, ou seja, 25% em perdas na distribuição e de 216 L/ligação/dia em perdas por ligação. Petrópolis foi a única cidade do Rio nessa lista.

No outro lado do espectro, o estado do Rio tem três cidades entre as 10 que mais desperdiçam água no levantamento. A capital fluminense, além de São João de Meriti e Belford Roxo, na Baixada, têm perdas na distribuição superiores a 60%.

Relacionadas