Imagem Principal
Imagem
Rio de Janeiro é a segunda cidade no Brasil com mais bicicletas roubadas
A cidade campeã é São Paulo, com 1330 ocorrências; Curitiba fecha o 'pódio'
Rio de Janeiro é a segunda cidade no Brasil com mais bicicletas roubadas
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 04 de dezembro de 2023FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

Seja para trabalhar, estudar ou se divertir, não há dúvidas de que as bicicletas já são onipresentes na vida dos brasileiros. Cerca de 40 milhões estão espalhadas pelas ruas do Brasil, segundo dados da Bicycle-Guider.

Mas o crescimento do mercado das magrelas também atrai o aumento da criminalidade.

De acordo com o site Bicicletas Roubadas, já neste ano foram 6253 ocorrências (dados coletados no dia último 12 de novembro), entre furtos e roubos. A cidade campeã é São Paulo, com 1330 ocorrências, seguida por Rio de Janeiro (780), Curitiba (479), Brasília (221) e Belo Horizonte (195). O site é alimentado pelas próprias vítimas, que reportam os crimes.

Já, de acordo com a Aliança Bike, somente em 2022 foram vendidas mais de 3,77 milhões de unidades. O Boletim Técnico sobre o Mercado de Bicicletas Elétricas 2023 projeta um crescimento de 27% no mercado. Esse aumento equivale a 57 mil unidades até o final de 2023.

Panorama das bicicletas no Brasil

Pesquisas da Aliança Bike indicam que o Brasil possui 12,3 mil estabelecimentos voltados para a comercialização de bicicletas, acessórios e serviços. Mais de 40% dos estabelecimentos estão na região Sudeste, porém o Rio de Janeiro não figura entre os três primeiros estados, que são: São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Relacionadas