Imagem Principal
Imagem
Rio Bonito reinaugura base do SAMU
Rio Bonito reinaugura base do SAMU
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 09 de novembro de 2023FacebookTwitterInstagram
Foto: Prefeitura de Rio Bonito

A prefeitura de Rio Bonito inaugurou nesta quarta-feira (8) as obras de revitalização da Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), que completa 19 anos. 

Para comemorar a data, a base do SAMU, que funciona no bairro Mangueirinha, passou por reforma para ampliar e melhorar o serviço prestado. Além disso, a secretaria de Saúde também vai reabrir a Sub-Base do SAMU do 2º Distrito, localizada num prédio anexo ao Posto de Saúde do Parque Andréa. 

As obras de revitalização das duas unidades foram entregues.

Quando ouvimos falar em SAMU logo pensamos em acidentes de trânsito, pacientes em estado grave. Mas as tarefas diárias vão muito além dos atendimentos de urgência. 

Além da reforma e revitalização da base do SAMU, nos últimos anos, a prefeitura também investiu em novas ambulâncias, novos equipamentos e cursos de qualificação para os profissionais que atuam no atendimento.

O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. O SAMU do município faz parte da Regional Metropolitana II, que atende, além de Rio Bonito, os municípios de São Gonçalo, Tanguá, Silva Jardim, Itaboraí e Maricá. 

O serviço do SAMU funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde e realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.

Uma das vantagens com a implantação desse serviço é o rápido deslocamento das equipes. Como a base do SAMU fica bem próximo à Rodovia BR-101, as equipes têm facilidade para chegar aos bairros mais distantes, sem que as áreas do 1º Distrito (Centro) fiquem descobertas.

Reforço no Atendimento

O atendimento de urgência e emergência de Rio Bonito ganha um reforço importante, com a reforma e reabertura da Sub-Base do SAMU de Boa Esperança, no 2º Distrito do município. 

O objetivo é diminuir o tempo de resposta às solicitações por socorro oriundas dessa localidade e do entorno, que fica mais de 20 km do Centro da cidade. Cerca de 8 mil pessoas serão beneficiadas com esse serviço.

 

 

Relacionadas