Imagem Principal
Imagem
Rio Bonito lança roteiro especial para o turismo da cidade
Projeto “Caminhos de Rio Bonito” visa o desenvolvimento sustentável do setor
Rio Bonito lança roteiro especial para o turismo da cidade
Luan Sanchez
Por: Luan Sanchez Data da Publicação: 08 de junho de 2024FacebookTwitterInstagram
Ruínas da Capela Nossa Senhora da Conceição (Foto: Divulgação)

Impulsionada pelo crescimento do turismo na cidade, que quase triplicou o faturamento nos últimos três anos, a Prefeitura de Rio Bonito lançou o roteiro “Caminhos de Rio Bonito”. O projeto visa o desenvolvimento sustentável do setor no município.

"É um projeto de roteirização, que tem sido feito em parceria com o SEBRAE. Há diversos percursos dentro dele, como o de Lavras, Catimbau, Tomascar, Braçanã, entre outros. Temos algumas opções de turismo. Há visitações a um alambique, a um café rústico, e o mais novo empreendimento é o roteiro de Catimbau. É uma visita guiada, que começa dentro de um sítio, com um Centro de Memórias com mais de cem anos. Na sequência, visitamos um laranjal, o engenho de farinha, o aviário e finalizamos o roteiro no Convento das Irmãs", explicou o secretário de Cultura e Turismo, Janderson Muniz, à Tribuna.

Ele disse que o “Caminhos de Rio Bonito” funciona de segunda a sábado, mediante agendamento, e depende da disponibilidade. Para que cada percurso seja feito, os grupos precisam ter no mínimo dez pessoas e no máximo 20.

O secretário detalhou que, como o projeto tem diversos roteiros, o preço de cada passeio dependerá da escolha feita pelo visitante.

De acordo com a Prefeitura, o “Caminhos de Rio Bonito” é um desdobramento do Plano Municipal de Turismo, um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução das políticas públicas de turismo.

Cachoeira Salto de Braçanã (Foto: Divulgação)

Com apoio e consultoria do SEBRAE, foram feitos os levantamentos e análises, referentes a fatores dos ambientes interno e externo ao município: demanda turística atual e potencial; oferta turística local; infraestrutura básica e dos serviços gerais; quadro institucional; aspectos políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais diversos.

Além do projeto municipal, Janderson comentou que há duas empresas operando no turismo guiado da cidade. Elas atuam nos roteiros de Tomascar, Braçanã e Lavras, com visitação aos pontos históricos e cachoeiras. Os passeios também funcionam mediante agendamento.

Para mais informações e contato, as pessoas interessadas devem entrar no site da Secretaria de Cultura e Turismo: https://riobonito.rj.gov.br/turismoriobonito.

Relacionadas