Imagem Principal
Imagem
Rio Bonito conhece projetos de agroecologia e farmácia viva de Maricá
Técnicos e agricultores exploram modelos de cultivo sustentável e produção de plantas medicinais
Rio Bonito conhece projetos de agroecologia e farmácia viva de Maricá
Foto do autor Gabriel Ferreira Gabriel Ferreira
Por: Gabriel Ferreira Data da Publicação: 21 de janeiro de 2025FacebookTwitterInstagram
Fotos: Divulgação/ Prefeitura de Rio Bonito

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura de Rio Bonito visitou, na última quinta-feira (16), os projetos Inova Agroecologia e Farmacopeia Mari’ká, desenvolvidos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em parceria com a Prefeitura de Maricá. O objetivo foi apresentar aos agricultores modelos de plantio inclusivos e sustentáveis.

A visita começou na Fazenda Joaquim Piñero, localizada no bairro Espraiado, onde foram apresentados sistemas agroecológicos para o cultivo de arroz, bananas, cana-de-açúcar, feijões, frutíferas, hortaliças, milho, palmito, pimentas, soja, tomates e pitaya. O grupo foi recebido pelo professor João Araújo, superintendente de Produção Integrada da UFRRJ, e pelas engenheiras agrônomas Fernanda Garcia, Lívea Bilheiro e Gabriele Oliveira.

Na sequência, a comitiva conheceu a Fazenda Nossa Senhora do Amparo, um espaço de 200 hectares dedicado ao projeto Farmacopeia Mari’ká (Caju). Lá está sendo implementada a primeira Farmácia Viva de Maricá, com produção de mudas, cultivo de plantas medicinais e processamento de espécies como alecrim, aroeira, arruda, camomila, capim-limão, guaco, citronela e pitanga.

Participaram da visita o secretário de Agricultura de Rio Bonito, Eduardo Soares Marmo, a engenheira agrônoma Débora Gonzaga, o técnico da Emater-Rio Licinio Louzada, o assessor administrativo Tiago Siqueira e o farmacêutico Alexandre Marques Lopes.

*Com informações baseadas da Prefeitura de Rio Bonito

Relacionadas