Relembre a campanha do título da Libertadores do Fluminense
Ao todo, foram 13 jogos, com oito vitórias, na busca pela ‘Glória Eterna’
Relembre a campanha do título da Libertadores do Fluminense
Foto do autor João Eduardo Dutra João Eduardo Dutra
Por: João Eduardo Dutra Data da Publicação: 07 de Novembro de 2023FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

O Fluminense conquistou sua primeira Libertadores da história neste final de semana. A equipe comandada por Fernando Diniz venceu o Boca Juniors na final por 2 a 1 e se sagrou campeão do torneio continental no sábado (4), em pleno Maracanã.

Se o ponto final da campanha histórica do tricolor foi neste sábado (4), o início foi há meses atrás. O que começou como sonho se tornou o final feliz mais marcante dos 121 anos de história verde, branco e grená.

Relembre a campanha que decretou o título inédito do Fluminense.

Sporting Cristal 1 x 1 Fluminense

A caminhada começou no dia 5 de abril, no Peru, com a vitória de 3x1 contra o Sporting Cristal, na primeira rodada da fase de grupos. Na ocasião, Germán Cano, duas vezes, e Vitor Mendes marcaram os gols tricolores.

Fluminense 1 x 0 The Strongest

No dia 18 do mesmo mês, o Fluminense recebeu o The Strongest, pela segunda rodada do grupo D, e venceu por 1 a 0, com gol de Nino.

Fluminense 5 x 1 River Plate

Na terceira rodada aconteceu um dos jogos mais marcantes da campanha. O Flu recebeu o River Plate no Maracanã e aplicou uma goleada histórica de 5 a 1. A partida que aconteceu no dia 2 de maio será lembrada como a melhor atuação do time na competição.

The Strongest 1 x 0 Fluminense

O returno da fase de grupos trouxe problemas para o Fluzão. No dia 25 de maio, o Fluminense visitou o The Strongest e perdeu de 1 a 0, pela quarta rodada.

River Plate 2 x 0 Fluminense

Na rodada seguinte, foi até a Argentina e perdeu de 2 a 0 para o River Plate, no dia 7 de junho. A classificação que parecia garantida ficou ameaçada. 

Fluminense 1 x 1 Sporting Cristal

Porém, na última rodada da fase de grupos, no dia 27 de junho, a equipe carioca se classificou na primeira colocação do grupo D com um empate por 1 a 1 com o Sporting Cristal, no Maracanã.

Argentino Jrs 1 x 1 Fluminense

No mata a mata, o Fluminense levou um susto logo na primeira partida. Na partida de ida das oitavas de final, no dia 1º de agosto, contra o Argentino Jrs, na Argentina, o tricolor esteve em desvantagem e com um jogador a menos por boa parte do jogo. Porém, um gol salvador de Samuel Xavier levou o confronto empatado em 1 a 1 para o Maracanã.

Fluminense 2 x 0 Argentino Jrs

Na partida de volta, no dia 8 de agosto, o Fluminense penou, mas aos 42 do segundo tempo Samuel Xavier novamente apareceu e tirou o zero do placar. John Kennedy faria o segundo gol nos acréscimos da vitória de 2 a 0.

Fluminense 2 x 0 Olímpia

As quartas de finais foram a fase mais tranquila para o tricolor. Dois jogos contra o Olímpia, duas vitórias. O primeiro, no Maracanã, no dia 24 de agosto, foi vencido pelo Fluminense por 2 a 0. 

Olímpia 1 x 3 Fluminense

Na volta, o Clube das Laranjeiras venceu por 3 a 1, no Paraguai, no dia 31 do mesmo mês. Detalhe interessante, a partir desse confronto, apenas Cano e John Kennedy marcaram gols pelo Fluminense. Foram 10 seguidos para a dupla de ataque.

Fluminense 2 x 2 Internacional

A semifinal testou o coração tricolor. O confronto brasileiro contra o Internacional foi para abalar a fé dos mais fiéis súditos de João de Deus. Na primeira partida, no dia 27 de setembro, o Fluminense abriu o placar cedo, com Germán Cano, mas viu Samuel Xavier ser expulso e o Internacional virar o jogo no segundo tempo. Porém, o artilheiro da Libertadores apareceu nos minutos finais para deixar tudo igual e sacramentar o empate de 2 a 2.

Internacional 1 x 2 Fluminense

No dia 4 de outubro, no Beira-Rio, foi a vez do Internacional abrir o placar cedo. O Colorado controlou as ações na maior parte da partida, até que John Kennedy saiu do banco e empatou aos 36 da segunda etapa. O confronto se encaminhava para os pênaltis, mas Germán Cano tinha outros planos. O artilheiro da competição desempatou o jogo aos 42 minutos e mandou o Fluminense para a segunda final de Libertadores de sua história.

Boca Juniors 1 x 2 Fluminense

A final contra o Boca Juniors, decidida no Maracanã, neste sábado (4), consagrou a melhor campanha tricolor na competição, refogando às mágoas de 15 anos atrás. Com o gol de John Kennedy na prorrogação, o tricolor pode finalmente gritar que é campeão da América!

Relacionadas