Assinante
Entrar
Cadastre-se
Após mais de dois anos de dominância, a Red Bull Racing finalmente foi superada no Campeonato Mundial de Construtores da Fórmula 1. Após ficar no topo da tabela, continuamente, por 847 dias, a atual bicampeã foi superada pela McLaren, que chegou aos 476 pontos no Grande Prêmio do Azerbaijão.
Ao todo, foram 55 corridas seguidas que a Red Bull exerceu sua dominância no Campeonato de Construtores da Fórmula 1, desde o GP da Espanha, em 2022, até a corrida de Baku, no Azerbaijão, deste final de semana. Oscar Piastri, da McLaren, se sagrou vencedor, enquanto seu companheiro de equipe, Lando Norris, ficou em quarto, ambos na frente de Max Verstappen (5º) e Sergio Perez (DNF), da RBR.
Com os 38 pontos somados pela dupla da McLaren contra os 10 somados pela Red Bull, os papaias assumiram a liderança do mundial de construtores com 20 pontos a mais que as asas da RBR.
Essa é a primeira vez desde 2014 que a McLaren lidera o Campeonato Mundial de Construtores da Fórmula 1. A equipe ficou em segundo na tabela em 2010 e 2011, perdendo para a Red Bull. A última vez que a equipe foi campeã de construtores foi em 1998.
No campeonato de pilotos, Max Verstappen ainda lidera, com uma vantagem confortável de 59 pontos para Lando Norris. Porém, com sete corridas e três sprints até o fim do ano, a vantagem aparente no carro da McLaren pode fazer a diferença em ambos os troféus.
O ano de 2024 começou como acabou 2023, Max Verstappen e Red Bull voando. Porém, desde a parada de verão (ou inverno no hemisfério sul), o carro da McLaren tem se mostrado o melhor do grid. Isso é visto pelos resultados recentes, como por exemplo o fato de Verstappen ter chegado ao pódio apenas uma vez nas últimas cinco corridas e Oscar Piastri ser o maior pontuador da competição nos últimos sete GPs.