Imagem Principal
Imagem
Quatro pessoas multadas por captura ilegal de tubarão em Arraial do Cabo
Fiscalização ocorreu após divulgação de fotos nas redes sociais; prática é crime ambiental em áreas protegidas
Quatro pessoas multadas por captura ilegal de tubarão em Arraial do Cabo
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 01 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram
A fiscalização foi desencadeada após a divulgação de fotos do ato nas redes sociais. Crédito: Reprod

O Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) multou quatro pessoas por capturarem ilegalmente um tubarão-martelo em Arraial do Cabo. O incidente aconteceu na última semana na Ilha do Farol, que integra a Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (Resex).

A pesca de espécies ameaçadas de extinção, como o tubarão-martelo, é considerada crime ambiental e é proibida em áreas protegidas, inclusive para pescadores que são beneficiários da unidade de conservação. O ICMBio investiga os responsáveis pela captura para aplicar as sanções adequadas, conforme o decreto nº 6.514/2008.

A fiscalização foi desencadeada após a divulgação de fotos do ato nas redes sociais. Com base nas imagens, os fiscais do ICMBio realizaram um levantamento e identificaram os envolvidos. As quatro pessoas identificadas foram multadas em R$ 10 mil cada e responderão tanto administrativamente quanto criminalmente.

Foto: Reprodução

“O ICMBio encaminha um documento ao Ministério Público para apuração e, em seguida, os envolvidos são chamados pela Polícia Federal para esclarecer os fatos criminalmente”, informou a instituição.

Relacionadas