Imagem Principal
Imagem
Quase 30% dos MEIs encerram suas atividades após cinco anos
Levantamento do Sebrae mostrou que o comércio é o setor mais impactado.
Quase 30% dos MEIs encerram suas atividades após cinco anos
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 21 de novembro de 2023FacebookTwitterInstagram
Fonte: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

De acordo com um levantamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 29% dos negócios registrados como MEI (Microempreendedor Individual) encerram suas atividades após os cinco primeiros anos. Ainda segundo o estudo, o setor com maior impacto foi o do comércio (30,2%).

Fortalecendo esse panorama, 2024 promete ser um ano ainda mais desafiador para o empreendedor brasileiro. Isso porque, de acordo com relatório da Focus, divulgado pelo Banco Central, a expectativa de inflação para o ano que vem passaria de 3,87% para 3,90%.

Para Aline Soaper, educadora financeira e idealizadora da Health Money, empresa especializada no serviço de gestão e assessoria financeira para micro e pequenas empresas, a falta de conhecimento financeiro é o que mais contribui para falência de empresários iniciantes.

“O empreendedor começa o negócio com a especialidade prática e com pouquíssimo conhecimento sobre gestão administrativa e financeira de um negócio. Ele foca em crescer sem estruturar a base e se perde durante a jornada. Muitas vezes desiste do negócio por não saber como encontrar uma saída e se recuperar de uma crise. O conhecimento não impede que as crises aconteçam, mas é fundamental para que as empresas sobrevivam a elas. Não podemos impedir que a inflação reduza o consumo, mas com conhecimento é possível continuar saudável apesar do cenário desfavorável", explica a especialista que já formou mais de 6 mil especialistas em finanças.

Segundo o estudo do Sebrae, dentre os fatores que contribuíram para o fechamento dos negócios, estão o pouco preparo pessoal, a ausência de um planejamento do negócio, a gestão do negócio precária e outros.

Relacionadas