Assinante
Entrar
Cadastre-se
O princípio básico da organização social é a consciência do exercício do bom senso e da razão, com regulação baseada no que é respeitável diante do uso e dos costumes da sociedade.
Surgido cinco mil anos antes de Cristo, o Código de Hamurabi foi consagrado como a "primeira Lei do Mundo" e seu original está exposto numa pedra negra e cilíndrica de diorito, no Museu do Louvre, na França.
Com 281 preceitos consagrou a defesa dos mais fracos diante dos mais fortes para se estabelecer a igualdade de direitos e a convivência social mais tarde preconizada por Jesus Cristo, constantes nos "10 Mandamentos", tábua de cerâmica entregue pelo Senhor a Moisés.
Antes do Advento as principais normas vigentes eram o Código de Hamurabi surgido na Mesopotâmia e no Torá, a lei judaica.
O Código da Babilônia já consagrava a antiga Lei de Talião, que punia um criminoso em forma semelhante ao crime cometido: "Olho por olho, dente por dente"
Um dos seus artigos estabelecia: "Se um construtor edifica uma casa, mas não reforçou o trabalho e causou a morte do filho do dono, a pena aplicada era a morte do filho do construtor".
Também ensejou a mediação no caso de duas mulheres que se apresentaram ao Rei Salomão dizendo-se mães de uma criança. Ele prometeu fazer a divisão: matar o bebê e dar a metade a cada uma. Ashira concordou, mas Deanne atirou-se à frente da criança. Só uma mãe verdadeira prefere perder o filho para outra mulher do que o ver morto.
O Código de Hamurabi estabelece pena de morte para quem "roubar um Templo ou propriedade do Estado ou até mesmo aceitar receber bens roubados". (Continua)