Assinante
Entrar
Cadastre-se
Nos últimos 15 dias, quatro capivaras foram encontradas mortas com sinais de perfuração por armas de caça nas lagoas de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
A situação foi denunciada por moradores, que relataram a venda da carne desses animais em feiras realizadas nos fins de semana nas comunidades da região.
Biólogos condenam a prática, destacando que a caça, captura e comércio de animais silvestres sem autorização é um crime ambiental, em referência à Lei 9.605/1998. A punição para essa prática pode chegar a um ano de detenção e multa. Se o crime for contra espécies ameaçadas de extinção, a pena é aumentada.
Além da ilegalidade, há riscos à saúde pública. A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) já iniciou investigações sobre o caso. Vale lembrar que jacarés dessas mesmas lagoas também estão sendo capturados e abatidos para venda de carne em feiras da região. Além disso, os répteis estariam sendo comercializados como pets, o que reforça a preocupação com o tráfico de animais na área.