Projeto Grael realiza regata comemorativa de 25 anos
ONG já beneficiou mais de 19 mil jovens
Projeto Grael realiza regata comemorativa de 25 anos
Luan Sanchez
Por: Luan Sanchez Data da Publicação: 08 de Novembro de 2023FacebookTwitterInstagram
Foto: Comunicação Projeto Grael

O Projeto Grael realiza, no próximo sábado (11), uma regata comemorativa dos 25 anos da instituição. A programação começa às 8h, na sede da ONG, na Avenida Carlos Ermelindo Marins, 494, em Jurujuba, Niterói.

Inaugurada em 1998, pelos medalhistas olímpicos Lars e Torben Grael, além de Marcelo Ferreira, a iniciativa tem como foco a democratização do acesso de jovens ao esporte à vela. Nestes 25 anos, mais de 19 mil jovens já foram beneficiados.

"O Projeto Grael surgiu com a missão de democratizar a vela, um esporte que contribuiu significativamente para o Brasil em termos de medalhas olímpicas. A criação de uma escola pública de vela em Niterói foi nossa maneira de honrar a cidade que detém a mais notável coleção de medalhas olímpicas do país. Até o momento, impactamos positivamente a vida de mais de 19 mil jovens, proporcionando-lhes a oportunidade de moldar seus destinos, por meio dos esportes náuticos e oficinas profissionalizantes, voltadas para o universo marítimo", contou Lars Grael.

Lars Grael durante aula do projeto (Foto: Nathália Lugão)

Além da vela, a ONG também tem aulas de natação e canoagem. A média anual é de 700 alunos, entre nove e 29 anos, da rede pública de ensino, assistidos. O projeto também disponibiliza biblioteca, aulas de educação ambiental e inclusão digital, de forma gratuita.

A regata visa, justamente, celebrar o marco de maneira esportiva, dando a oportunidade dos alunos aprenderem e colocarem em prática suas habilidades, ao lado de grandes velejadores. Além dos irmãos Grael, está confirmado Clínio Freitas, bronze em Seul 1988, fazendo dupla com Lars.

Nomes de destaque da vela foram formados pelo Projeto Grael, como Gilcimar Percilho e Alisson Santiago. Além deles, Demóstenes Queiroz, instrutor de vela do projeto, é ex-aluno e campeão brasileiro da classe Ranger 22.

O primeiro evento da festividade, às 8h, é a competição de Canoa OC6. Às 12h, acontece a regata em comemoração aos 25 anos. Já a cerimônia de premiação é às 17h.

Relacionadas