Imagem Principal
Imagem
Professor da UFF lança livro vencedor do prêmio LeYa
Evento de lançamento acontece na Travessa do Rio e na de Niterói
Professor da UFF lança livro vencedor do prêmio LeYa
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 01 de abril de 2024FacebookTwitterInstagram
Fonte: Divulgação

O professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Celso Costa estará lançando seu livro vencedor do prêmio LeYa tanto na Livraria Travessa do Rio, nesta terça-feira (2), às 19h, quanto na Travessa de Niterói, no dia 8 de abril, também às 19h.

Segundo romance do matemático Celso Costa, o livro “A Arte de Driblar Destinos” faz jus à máxima atribuída a Liev Tolstói: “canta a tua aldeia e cantarás o mundo”. Ao narrar a história de um garoto no interior rural do Paraná nos anos 1960, Costa borra as fronteiras entre autobiografia e crônica para dar origem a um grande romance de formação, que é também uma história do Brasil.

O livro conta a história da luta cotidiana de uma família para driblar o futuro pré-determinado pela pobreza. Enquanto o pai, perdulário, se esforça para dar à família um pouco de dignidade, a mãe investe na educação do filho como força motriz para escapar do destino.

Entrelaçando histórias autobiográficas com “causos” do interior do país, Costa retrata um Brasil violento e patriarcal, no qual o trabalho infantil é uma realidade incontornável e o “mérito é a arte do impossível”, nas palavras de Paulliny Tort, que assina a orelha do livro.

Mas o romance de Costa não se limita a retratar um drama nacional já conhecido. Ainda segundo Tort, “feito de um mosaico de memórias, [A arte de driblar destinos] tem um quê de álbum de fotografias, de conversa ao pé do fogo, capaz de envolver até o leitor mais desatento e causar uma impressão permanente”.

Ao descrever as touradas de sua infância e outros costumes de sua terra, o escritor paranaense expande a tradição popular e recorda-nos que não é apenas possível, mas fundamental, conhecer melhor o Brasil e suas histórias.

Celso Costa possui mestrado e doutorado em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada IMPA, além de ter sido professor visitante da Universitè de Chambery-França e da Universitè de Grenoble - França. O escritor é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e foi condecorado pelo MCT com a ordem nacional do mérito científico na classe de Comendador.

Sua área de pesquisa em Matemática é Geometria Diferencial, em especial a teoria das superfícies mínimas. Em 1982 descobriu as equações de uma superfície mínima que atualmente leva o nome de Superfície Costa ou Costa Surface. Esta descoberta resolveu um problema aberto na área com 206 anos de existência.

Nos últimos anos, Celso publicou dois livros de ficção literária: A Vida Misteriosa dos Matemáticos Editora Kazuá SP, 2018 e A Arte de Driblar Destinos Editora LeYa- Portugal, 2023. Esse último livro ganhou o Prêmio LeYa em 2022.

Relacionadas