Assinante
A produção industrial cresceu 4,5% no Rio de Janeiro, na passagem de fevereiro para março, segundo os dados publicados nesta quarta-feira (14), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda de acordo com a pesquisa, 10 dos 15 locais pesquisados apresentaram crescimento no terceiro mês do ano.
Vale lembrar que, como um todo, a produção industrial brasileira cresceu 1,2% no mês de março, então o resultado do Rio de Janeiro está bem acima da média nacional. O estado fluminense teve o quarto maior crescimento da pesquisa, atrás apenas de Amazonas (5,6%), Espírito Santo (4,6%) e Pará (4,6%). Pernambuco (-5,0%) assinalou a queda mais intensa.
Na comparação com março do ano passado, a alta de 3,1% foi acompanhada por 11 dos 18 locais pesquisados. No acumulado em 12 meses, o avanço de 3,1% do setor industrial foi acompanhado por 14 das 18 localidades.
O Rio de Janeiro apresentou crescimento de 3,2% em relação ao mês de março do ano passado. Porém, no acumulado nos últimos 12 meses, o Rio tem queda de 1,5%, enquanto na soma dos três meses de 2025, a redução é de 0,5%.
A Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional produz, desde a década de 1970, indicadores de curto prazo relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativas e de transformação. Traz, mensalmente, índices para 17 unidades da federação cuja participação é de, no mínimo, 0,5% no total do valor da transformação industrial nacional e para o Nordeste como um todo: Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás e Região Nordeste.