Imagem Principal
Imagem
Proclamação ou golpe? República nasceu sob dúvidas e a sombra do Império
Há 134 anos, Dom Pedro II foi deposto, e o Brasil assumiu o presidencialismo
Proclamação ou golpe? República nasceu sob dúvidas e a sombra do Império
Luan Sanchez
Por: Luan Sanchez Data da Publicação: 14 de novembro de 2023FacebookTwitterInstagram
Divulgação

O dia 15 de novembro está na história do Brasil. Há exatos 134 anos, no Rio de Janeiro, então capital do Império, uma junta militar tirava Dom Pedro II do poder e proclamava a República. Provavelmente, você já ouviu essa história na escola. Porém, o que se passou antes, durante e depois não é de conhecimento da maioria dos brasileiros. 

A Tribuna conversou com o historiador José Roberto Medeiros, que deu um panorama da situação no país, assim que o ato foi consolidado.

“Quando se proclama a República, se inicia um processo de mudanças. Trocam-se os símbolos nacionais, novos heróis são valorizados, a estrutura de poder se descentraliza, com a instituição do federalismo. Se muda o sistema eleitoral, mas eu não diria que houve uma mudança de 180 graus, diria que se iniciou uma década de disputas políticas, com a resistência ainda de grupos monarquistas, mas que ao fim resultaram na construção de uma nova forma de governar o país, com maior autonomia para os estados, em virtude da adoção do sistema federativo”.

A proclamação visava atender os interesses dos militares e das elites emergentes da época, impactadas pela recente abolição da escravidão e da escravatura no país. Entretanto, a monarquia era admirada e bem avaliada pela população. Inclusive, no grupo que realizou o ato, naquele dia 15 de novembro, diversos integrantes eram monarquistas.

A primeira década da recente República foi marcada pela insatisfação de boa parte dos setores que deveriam ser favorecidos, e dos populares, que ainda ansiavam pelo retorno do imperador. Exilado na França, Dom Pedro II faleceu em 1891, e a sucessora natural seria a princesa Isabel.

“Os primeiros 10 anos foram de profunda instabilidade política. Havia grupos monarquistas que queriam o retorno do país ao regime anterior. Também havia a insatisfação de grupos republicanos que não tiveram seus interesses atendidos. E dentro do poder também tinha a disputa ente apoiadores de Deodoro e de Floriano. Em resumo, período de muita instabilidade, mas que aos poucos foi sendo contornado, e a República se estabelecendo como regime”.

A República Velha, como foi conhecida, durou até 1930, quando Getúlio Vargas tomou o poder. Até aquele momento, o Brasil teve 14 presidentes eleitos, com 13 assumindo o cargo (Júlio Prestes foi impedido, justamente pelo golpe de Vargas). Esses 14 foram eleitos visando favorecer os interesses das elites de São Paulo e Minas Gerais, a conhecida Política do Café com Leite.

Relacionadas