Imagem Principal
Imagem
Prisões em SG já superam 2024; furtos lideram casos no semestre
Guarda Municipal fez 84 prisões no primeiro semestre de 2025, 20 a mais que em todo 2024
Prisões em SG já superam 2024; furtos lideram casos no semestre
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 04 de julho de 2025FacebookTwitterInstagram
Foto: Julio Diniz

Com 84 prisões e 156 conduções registradas apenas no primeiro semestre de 2025, a Guarda Municipal de São Gonçalo já ultrapassou os números de todo o ano passado — quando foram feitas 64 prisões — e quase triplicou os de 2023, que fechou com apenas 26 detenções. 

O principal motivo das prisões em 2025 é o furto, crime que tem concentrado a maioria das ocorrências atendidas pelas equipes. 

Os dados refletem o trabalho constante das forças da Guarda, que atuam com patrulhamento 24 horas em todo o município e com forte apoio da Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG). A Central é responsável pelo videomonitoramento urbano e tem sido peça-chave na identificação de delitos em tempo real.

Somente em junho, foram realizadas 10 prisões, nove delas por furto, além de 24 conduções. Um dos destaques do mês foi a prisão em flagrante de três homens que furtavam cabos na região central de São Gonçalo. O caso ocorreu no dia 15 de junho, quando a CSSG flagrou o trio agindo e acionou a Equipe Bravo da Guarda Municipal.

Com auxílio das câmeras, os agentes montaram um cerco tático e conseguiram interceptar os suspeitos no momento exato da ação criminosa. Com eles, foram apreendidos uma faca com cerca de 20 centímetros de lâmina e aproximadamente quatro metros de fios furtados da via pública.

O comandante da Guarda Municipal, Ewerton Mendes, ressaltou o empenho da corporação e a importância da atuação estratégica com apoio da tecnologia.

“A Guarda Municipal de São Gonçalo vem mostrando com números o quanto está empenhada rotineiramente para combater os crimes no município. Neste mês de junho, realizamos nove prisões por furtos e um ligado à violência doméstica, reafirmando o empenho da Guarda quando se fala em crimes como esses”, afirmou.

Ewerton também destacou a ação preventiva da corporação, voltada não apenas para flagrantes, mas também para abordagens de suspeitos em situações que indicam ameaça ou risco à ordem pública.

“Realizamos também conduções ligadas a tentativas de furtos, apreendendo os suspeitos antes de o delito ser concluído; e fizemos conduções contra atitudes suspeitas, possíveis ameaças e outras", explicou.

Com mais da metade do ano ainda pela frente, a expectativa da Guarda Municipal é de que os números continuem crescendo, reforçando a atuação como um dos principais braços do combate à criminalidade em São Gonçalo. 

O uso do videomonitoramento e a rápida resposta das equipes em campo têm se mostrado decisivos para a redução dos crimes, especialmente os de furto, que afetam diretamente o cotidiano da população.

"A Guarda atua tanto em flagrantes quanto de forma preventiva, nos mais diversos delitos, reafirmando seu papel essencial de proteção social e cuidado com os munícipes. A corporação também atua de forma integrada com as demais forças de segurança do município”, completou o comandante", ressaltou o comandante.

Relacionadas