Assinante
Neste final de semana, começa a primeira edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, torneio inédito, apelidado de Super Mundial, que vai reunir 32 times de todos os continentes. A competição será realizada nos Estados Unidos, começando neste sábado (14) e acabando com uma grande final que vai coroar o novo campeão mundial no dia 13 de julho.
O Brasil é o país com o maior número de representantes na Copa do Mundo de Clubes, quatro times. Flamengo, Fluminense, Botafogo e Palmeiras se classificaram por terem vencido as quatro últimas Libertadores e vão representar o Brasil em busca do título inédito. Mas além dos brasileiros, o torneio também vai contar com gigantes do futebol europeu, como Real Madrid, Bayern, PSG, Manchester City, Borussia Dortmund e muitos outros.
A primeira partida da Copa do Mundo de Clubes acontece neste sábado (14), às 21h, entre um dos donos da casa, o Inter Miami, e o Al-Ahly, do Egito. O jogo será em Miami e será o único do primeiro dia.
O primeiro brasileiro a estrear é o Palmeiras, neste domingo (15), às 19h, contra o Porto, no MetLife Stadium, em East Rutherford, Nova Jersey, mesmo estádio que receberá a final do torneio e da Copa do Mundo de 2026. No mesmo dia, o Botafogo começa sua caminhada em Seattle, contra o Seattle Sounders, às 23h.
Na segunda-feira (16), é a vez do Flamengo estrear. O Rubro-Negro encara o Espérance, da Tunísia, às 22h, na Filadélfia. O último brasileiro a jogar é o Fluminense, que entra em campo na terça-feira (17), às 15h, para enfrentar o Borussia Dortmund, em Nova Jersey.
Os brasileiros não estão entre os favoritos do torneio, especialmente com a profusão de times europeus de alto escalão, mas os quatro vão tentar fazer um barulho, avançar da fase de grupos e, quem sabe, seguir avançando.
A situação mais complicada deve ser a do Botafogo, que encara dois europeus (PSG e Atlético de Madrid) logo na fase de grupos. Já Flamengo, Fluminense e Palmeiras, em tese, são favoritos para pelo menos chegar ao mata-mata.
O torneio servirá como evento teste para a Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, no México e no Canadá.